O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Hoshi, Rafaella Ayumi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:35:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262685 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da crescente difusão de livros didáticos para crianças de pré-escola nas instituições públicas de Educação Infantil, os quais visam a padronização da docência e a preparação para o Ensino Fundamental, desconsiderando os contextos, as singularidades das crianças e as diferentes culturas, emerge a seguinte questão de pesquisa: Como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil? Em tal direção o objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é problematizar os modos como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil e suas relações com as políticas curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) discutir os modos como os livros didáticos de pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil; 2) analisar as modalidades de organização didática, o modo como são abordadas as interações e brincadeira (eixos norteadores), os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nas atividades propostas nos livros didáticos de pré-escola; 3) problematizar os modos de avaliação das crianças nos livros didáticos de pré-escola; 4) analisar as imagens presentes nos livros didáticos de pré-escola. Desse modo, a materialidade investigativa é constituída pelas seguintes coleções de livros didáticos de pré-escola: Bons Amigos (BRUNO, 2020); Era uma vez (ALMEIDA, 2020); 1,2,3… É tempo de aprender (QUEIRÓZ, 2020) e Adoletá (SILVA, CARLA, 2020), totalizando oito obras. Metodologicamente foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN, 2010) das coleções de livros elencadas e definidas as seguintes unidades de análise: a) as narrativas que contam as imagens dos livros didáticos; b) as modalidades de organização didática presente nos livros; c) os livros didáticos e o “alinhamento” a BNCC – Educação Infantil; d) a abordagem dos direitos de aprendizagem nos livros didáticos; e) a abordagem dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nos livros didáticos; f) a abordagem dos campos de experiência nos livros didáticos; g) a avaliação das crianças nos livros: aprendizagem e desenvolvimento em discussão; h) as lições de alfabetização presente nos livros. Mediante as análises foi possível inferir que os livros didáticos não atendem as demandas curriculares da Educação Infantil. Nesse sentido, os livros analisados estão pautados em uma perspectiva propedêutica de Educação Infantil, cujo foco é alfabetização das crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174026 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)