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dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorHoshi, Rafaella Ayumipt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:35:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262685pt_BR
dc.description.abstractA partir da crescente difusão de livros didáticos para crianças de pré-escola nas instituições públicas de Educação Infantil, os quais visam a padronização da docência e a preparação para o Ensino Fundamental, desconsiderando os contextos, as singularidades das crianças e as diferentes culturas, emerge a seguinte questão de pesquisa: Como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil? Em tal direção o objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é problematizar os modos como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil e suas relações com as políticas curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) discutir os modos como os livros didáticos de pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil; 2) analisar as modalidades de organização didática, o modo como são abordadas as interações e brincadeira (eixos norteadores), os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nas atividades propostas nos livros didáticos de pré-escola; 3) problematizar os modos de avaliação das crianças nos livros didáticos de pré-escola; 4) analisar as imagens presentes nos livros didáticos de pré-escola. Desse modo, a materialidade investigativa é constituída pelas seguintes coleções de livros didáticos de pré-escola: Bons Amigos (BRUNO, 2020); Era uma vez (ALMEIDA, 2020); 1,2,3… É tempo de aprender (QUEIRÓZ, 2020) e Adoletá (SILVA, CARLA, 2020), totalizando oito obras. Metodologicamente foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN, 2010) das coleções de livros elencadas e definidas as seguintes unidades de análise: a) as narrativas que contam as imagens dos livros didáticos; b) as modalidades de organização didática presente nos livros; c) os livros didáticos e o “alinhamento” a BNCC – Educação Infantil; d) a abordagem dos direitos de aprendizagem nos livros didáticos; e) a abordagem dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nos livros didáticos; f) a abordagem dos campos de experiência nos livros didáticos; g) a avaliação das crianças nos livros: aprendizagem e desenvolvimento em discussão; h) as lições de alfabetização presente nos livros. Mediante as análises foi possível inferir que os livros didáticos não atendem as demandas curriculares da Educação Infantil. Nesse sentido, os livros analisados estão pautados em uma perspectiva propedêutica de Educação Infantil, cujo foco é alfabetização das crianças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleO currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174026pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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