Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuizzo, Bianca Salazarpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kamila Milena Moura dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:35:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262667pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da biblioteca, realocando-a numa posição de essencialidade e centralidade nas propostas a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil e, mais especificamente, no desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário desde a pré-escola. Deste objetivo principal desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) compreender a importância da biblioteca no período da pré-escola, como um espaço potencializador de recursos a serviço do conhecimento, da aprendizagem, da ludicidade, da imaginação, da criatividade, de trocas entre sujeitos; 2) conceber a biblioteca escolar, não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional, e assim, entender este espaço como um agente interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Para dar conta destes objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa, alinhada ao que vem sendo denominado como uma pesquisa de revisão teórica. Os resultados da pesquisa desenvolvida apontaram a importância da biblioteca desde a pré-escola, uma vez que ela impulsiona a formação do leitor literário e o desenvolvimento da competência informacional. Apontaram ainda que a biblioteca escolar precisa ser considerada não somente como um espaço físico, mas sim como um espaço educacional que estimula a fantasia, a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens. Concluiu-se a importância de entender a biblioteca escolar como um espaço funcional, usado para leitura e para contação de histórias, para a realização de rodas de conversa, para a exploração de diferentes gêneros textuais amparados pela intencionalidade do fazer docente.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to discuss the importance of the library, relocating it in a position of essentiality and centrality in the proposals to be developed in early childhood education schools and, more specifically, in the development of informational competence and the formation of the literary reader since preschool. From this main objective, the following specific objectives unfold: 1) understanding the importance of the library during the preschool period, as a space that enhances resources at the service of knowledge, learning, playfulness, imagination, creativity and exchanges among the subjects; 2) conceiving the school library, not only as a physical space, but as an educational space, and therefore, understanding this space as an interdisciplinary, multidisciplinary and transdisciplinary agent. In order to achieve these objectives, a qualitative research was carried out, in accord with what has been called a theoretical review research. The results of the carried out research pointed to the importance of the library since preschool, as it boosts the formation of the literary reader and the development of informational competence. The studies also pointed out that the school library needs to be considered not only as a physical space, but also as an educational space that stimulates fantasy, creativity, imagination and the development of skills and learnings. The importance of understanding the school library as a functional space, used for reading and storytelling, for holding conversation circles, for exploring different textual genres supported by the intentionality of teaching, was concluded.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectChilden
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInformational competenceen
dc.subjectFormation of the literary readeren
dc.titleO uso da biblioteca como um espaço de ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência informacional e da formação do leitor literário na pré-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples