Joia de artista : potencialidade e experiência na obra de Maria Ivone dos Santos
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação apresenta parte da produção das joias da artista Maria Ivone dos Santos (1958) através da análise de sua potencialidade e da experiência com o espectador. Entre 1987 e 1994, a artista desenvolveu na França a totalidade de suas obras em joalheria, cujas principais questões estabeleciam-se nas relações entre corpo, objeto e espaço através de uma abordagem lúdica. Suas joias, intituladas pela própria artista como objeto portáveis, propunham, em função do contato com o corpo, uma a ...
Esta dissertação apresenta parte da produção das joias da artista Maria Ivone dos Santos (1958) através da análise de sua potencialidade e da experiência com o espectador. Entre 1987 e 1994, a artista desenvolveu na França a totalidade de suas obras em joalheria, cujas principais questões estabeleciam-se nas relações entre corpo, objeto e espaço através de uma abordagem lúdica. Suas joias, intituladas pela própria artista como objeto portáveis, propunham, em função do contato com o corpo, uma atuação necessária de quem as vestia em relação ao objeto como meio para a compreensão total da obra. Dividida em três partes de metodologia combinada teórico-prática, esta pesquisa desenvolve, em um primeiro momento, um breve histórico da joia de artista com ênfase na sua gênese na Modernidade, ancorado em autores como Clare Phillips (2000), Louisa Guinness (2018) e Raquel Carneiro Amin Guimarães (2017). Em um segundo momento, analisa-se a poética potencial das joias de Maria Ivone dos Santos, isto é, daquilo que é proposto pela artista e está latente ao contato do espectador, com base em teóricos como Jean Brun (1991), Gaston Bachelard (2008), Maurice Merleau-Ponty (2014), Johan Huizinga (2019) e Umberto Eco (2015). Na última parte, adentrando na esfera prática, propõe-se uma nova investigação das joias a partir da associação com a performance, com suporte em autores como Andrea Lomeu Portela (2011) Renato Cohen (2019) e Jorge Glusberg (2009), culminando num exercício de campo com objetivo de observar o contato do espectador com o objeto de estudo. ...
Abstract
This thesis presents part of the production of jewelry by the artist Maria Ivone dos Santos (1958) through the analysis of its potentiality and of the experience with the spectator. In France, between 1987 and 1994, the artist developed all of her jewelry works, whose main concepts were established in the relationship between body, object and space through a ludic approach. Her jewels, titled by the artist herself as portable objects, proposed, due to the contact with the body, a necessary acti ...
This thesis presents part of the production of jewelry by the artist Maria Ivone dos Santos (1958) through the analysis of its potentiality and of the experience with the spectator. In France, between 1987 and 1994, the artist developed all of her jewelry works, whose main concepts were established in the relationship between body, object and space through a ludic approach. Her jewels, titled by the artist herself as portable objects, proposed, due to the contact with the body, a necessary action on the part of the wearer in relation to the object as a means for a total understanding of the work. Divided into three parts of combined theoretical-practical methodology, this research develops, at first, a brief history of artist jewelry with emphasis on its genesis in Modernity, anchored in authors such as Clare Phillips (2000), Louisa Guinness (2018) and Raquel Carneiro Amin Guimarães (2017). In a second moment, the potential poetics of Maria Ivone dos Santos' jewelry is analyzed, that is, what is proposed by the artist and is latent to the spectator's contact, based on theorists such as Jean Brun (1991), Gaston Bachelard (2008), Maurice Merleau-Ponty (2014), Johan Huizinga (2019) and Umberto Eco (2015). In the last part, entering the practical sphere, a new investigation of jewelry is proposed from the association with performance, supported by authors such as Andrea Lomeu Portela (2011) Renato Cohen (2019) and Jorge Glusberg (2009), culminating in a field exercise with the objective of observing the spectator's contact with the object of study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)
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