A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referenci ...
Esta dissertação tem como objetivo analisar como a auto-exposição profissional nas mídias sociais Instagram e TikTok impactam a visão de carreira dos Millennials e da Geração Z. “TikTokização das profissões” foi adotado nesta pesquisa como uma expressão para descrever a exposição nas mídias sociais Instagram e TikTok como uma estratégia de promoção profissional no mercado de trabalho atual. Portanto, ressalta-se que este não é um estudo focado na mídia social TikTok. São levantados no referencial teórico conceitos sobre gerações e estudos sobre carreira, assim como o histórico da popularização da web 2.0 no mundo do trabalho e a transformação das mídias sociais em ferramentas profissionais. A investigação empírica foi conduzida pelo método Análise de Conteúdo, onde são analisados comentários em publicações de mídias sociais que discutem a relação destas mídias com a auto-exposição profissional no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados, conclui-se que Millennials e Geração Z são inevitavelmente afetadas pelas novas dinâmicas mercadológicas, e que a autopromoção nas mídias digitais precisam ser adotadas com cautela. ...
Abstract
This theses aims to analyze how professional self-exposure on social media Instagram and TikTok impact the career vision of Millennials and Generation Z. “TikTokization of professions” was adopted in this research as a neologism to describe exposure on social media Instagram and TikTok as a professional promotion strategy in the current job market. Therefore, it is emphasized that this is not a study focused on the TikTok social media. Concepts about generations and career studies are raised in ...
This theses aims to analyze how professional self-exposure on social media Instagram and TikTok impact the career vision of Millennials and Generation Z. “TikTokization of professions” was adopted in this research as a neologism to describe exposure on social media Instagram and TikTok as a professional promotion strategy in the current job market. Therefore, it is emphasized that this is not a study focused on the TikTok social media. Concepts about generations and career studies are raised in the theoretical framework, as well as the history of the popularization of web 2.0 in the world of work and the transformation of social media into professional tools. The empirical investigation is triggered by the content analysis method, where comments on social media publications that discuss the relationship of these media with professional self-exposure in the labor market are analyzed. From the analysis of the data, it is concluded that Millennials and Generation Z are supported by the new market dynamics, and that self-promotion in digital media needs to be adopted with caution. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6100)
This item is licensed under a Creative Commons License