Os Processos de construção do letramento espacial-cartográfico : um olhar para o último período da teoria genética de Jean Piaget
dc.contributor.advisor | Costella, Roselane Zordan | pt_BR |
dc.contributor.author | Lis, Viviane Regina Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T03:38:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262614 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto apresentado compreende uma proposta de Ensino de Geografia considerando o Letramento Espacial/Cartográfico como conceito estruturante da tese. Para compreender a leitura do espaço utilizamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget e o conceito de Espaço Geográfico proposto por Milton Santos. Entendemos que a leitura de mundo é dotada de significado e que as relações existentes entre os objetos podem conduzir ao entendimento da totalidade do espaço. Nesse sentido, Piaget nos proporciona em sua obra, especificamente as do último período, de Tomada de consciência e os Possíveis, conceitos base para o letramento proposto: a abstração e as hipóteses. Milton Santos descreve o espaço como um conjunto de objetos e de ações, essas conduzidas numa relação parte- todo, assim o Espaço Geográfico é compreendido em suas infinitas variações ao longo dos tempos. Para dar suporte teórico ao conceito de Letramento Espacial/Cartográfico delineamos como objetivo geral da pesquisa, compreender de que forma os adolescentes de 13 até 15 anos de idade constroem o conhecimento que propicie a leitura de mundo a partir das representações cartográficas, balizadas na teoria piagetiana, mais precisamente nas condições de reversibilidade, distância, área e visão de conjunto. ara dar conta deste objetivo maior, ancoram-se os seguintes objetivos específicos: (a) Analisar o referencial teórico fundamentado em Milton Santos, Lívia de Oliveira, Maria Helena Simielli, Sônia Castellar, Piaget e Inhelder para instrumentalizar a razão epistêmica da pesquisa; (b) Observar, a partir do método clínico, a ação dos adolescentes diante de diferentes desafios, para investigar como se processa a leitura de mundo; c) Avaliar o Letramento Espacial/ Cartográfico como uma forma de entendimento de mundo e desenvolvimento da inteligência espacial, para deixar um legado a professores e futuros professores que trabalham cotidianamente com crianças e adolescentes em escolas da Educação Básica. Ao estabelecermos esses objetivos utilizamos do método clínico piagetiano para condução de entrevistas semi-estruturadas com base em quatro experimentos. O primeiro refere-se à noção de reversibilidade, o segundo a noção de distância, o terceiro a noção de proporção e o quarto o da visão de conjunto. Analisando as distintas respostas dos experimentos percebemos as pseudo-impossibilidades que aparecem no processo de ensino-aprendizagem. Traduzimos isso como um pensamento que limita as ações, pois para o estudante só existe uma possibilidade de entendimento e de resposta. Pensamos assim o Letramento Espacial/Cartográfico, enquanto conceito refere-se como uma liberação das pseudonecessidades ou pseudo-impossibilidades para leitura e interpretação coerente do Espaço Geográfico compreendendo todas as relações possíveis existentes entre os objetos espaciais (relação parte-todo). Desse modo, nosso trabalho é para além da Cartografia Escolar, mas sim, uma ênfase na leitura de mundo motivando uma inteligência espacial. | pt_BR |
dc.description.abstract | The presented text comprises a proposal for Geography Teaching considering Spatial/Cartographic Literacy as the structuring concept of the thesis. To understand the reading of space, we used Jean Piaget’s Genetic Epistemology and the concept of Geographic Space proposed by Milton Santos. We understand that the reading of the world is endowed with meaning and that the existing relationships between objects can lead to the understanding of the totality space. In this sense, Piaget provides us in his work, specifically those of the last period, of Awareness and the Possible, basic concepts for the proposed literacy: abstraction and hypotheses. Milton Santos describes space as set of objects and actions, these conducted in a part-whole relationship, thus the Geographical Space is understood in its infinite variations over time. In order to give theoretical support to the concept of Spatial/Cartographic Literacy, we outlined as the general objective of the research to understand how adolescents aged 13 to 15 years old build knowledge that allows them to read the world based on cartographic representations, based on Piaget’s Theory, more precisely in terms of reversibility, distance, area and overview. To accomplish this major objective, the following specific objectives are anchored: (a) Analyze the theoretical framework based on Milton Santos, Lívia de Oliveira, Maria Helena Simielli, Sônia Castellar, Piagetand Inhelder to instrumentalize the research’s epistemic reason; (b) Observe, from the clinical method, the action of adolescents in the face of different challenges, to investigate how the reading of the world is processed; Evaluate Spatial/Cartographic Literacy as a way of understanding the world and developing spatial intelligence, to leave a legacy for teachers and future teachers who work daily with children and adolescents in Basic Education schools. When establishing these objectives, we used the Piagetian clinical method to conduct semi-structured interviews based on four experiments. The first refers to the notion of reversibility, the second to the notion of distance, the third to the notion of proportion and the fourth to the overall view. Analyzing the different responses of the experiments, we perceive the pseudo-impossibilities that unfortunately appear in the teaching-learning process. We translate this as a thought that limits actions, because for the students there is only one possibility of understanding and answering. This is how we think of Spatial/Cartographic Literacy, as a concept it refers to a release from pseudo-needs or pseudo-impossibilities for coherent reading and interpretation of Geographic Space, comprising all possible relationships existing between spatial objects (part-whole relationship). In this way, our work goes beyond School Cartography, but rather an emphasis on reading the world, motivating spatial intelligence. | en |
dc.description.abstract | El texto presentado comprende una propuesta para la Enseñanza de la Geografía considerando la Alfabetización Espacial/Cartográfica como concepto estructurador de la tesis. Para comprender la lectura del espacio se utilizó la Epistemología Genética de Jean Piaget y el concepto de Espacio Geográfico propuesto por Milton Santos. Entendemos que la lectura del mundo está dotada de sentido y que las relaciones existentes entre los objetos pueden conducir a la comprensión de la totalidad del espacio. En este sentido, Piaget nos aporta en su obra, concretamente las del último período, Conciencia y Posible, conceptos básicos para la alfabetización propuesta: la abstracción y las hipótesis. Milton Santos describe el espacio como un conjunto de objetos y acciones, estos conducidos en una relación parte-todo, así se entiende el Espacio Geográfico en sus infinitas variaciones a lo largo del tiempo. Con el fin de dar sustento teórico al concepto de Alfabetización Espacial/Cartográfica, planteamos como objetivo general de la investigación comprender cómo los adolescentes de 13 a 15 años construyen conocimientos que les permiten leer el mundo a partir de representaciones cartográficas, a partir de los postulados de Piaget. Teoría, más precisamente en términos de reversibilidad, distancia, área y visión general. Para lograr este gran objetivo, se anclan los siguientes objetivos específicos: (a) Analizar el marco teórico basado en Milton Santos, Lívia de Oliveira, Maria Helena Simielli, Sônia Castellar, Piaget e Inhelder para instrumentalizar la razón epistémica de la investigación; (b) Observar, desde el método clínico, la acción de los adolescentes frente a diferentes desafíos, para indagar cómo se procesa la lectura del mundo; Valorar la Alfabetización Espacial/Cartográfica como una forma de comprensión del mundo y desarrollo de la inteligencia espacial, para dejar un legado a los docentes y futuros docentes que trabajan diariamente con niños y adolescentes en las escuelas de Educación Básica. Al establecer estos objetivos, utilizamos el método clínico piagetiano para realizar entrevistas semi-estructuradas basadas en cuatro experimentos. El primero se refiere a la noción de reversibilidad, el segundo a la noción de distancia, el tercero a la noción de proporción y el cuarto a la visión de conjunto. Analizando las diferentes respuestas de los experimentos, notamos las pseudo-imposibilidades que lamentablemente aparecen en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Traducimos esto como un pensamiento que limita las acciones, porque para el estudiante solo hay una posibilidad de comprender y responder. Así es como pensamos en Alfabetización Espacial/Cartográfica, como concepto, se refiere a una liberación de pseudo-necesidades o pseudo-imposibilidades para una lectura e interpretación coherente del Espacio Geográfico, que comprende todas las relaciones posibles existentes entre los objetos espaciales (relación parte-todo). ). De esta forma, nuestro trabajo va más allá de la Cartografía Escolar, sino un énfasis en la lectura del mundo, motivando la inteligencia espacial. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Spatial/cartographic literacy | en |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia genética | pt_BR |
dc.subject | Genetic epistemology | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning and teaching | en |
dc.subject | Clinical method | en |
dc.subject | Método clínico piagetiano | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de la Geografía | es |
dc.subject | Alfabetización espacial/cartográfica | es |
dc.subject | Aprendizaje y enseñanza | es |
dc.subject | Método clínico | es |
dc.title | Os Processos de construção do letramento espacial-cartográfico : um olhar para o último período da teoria genética de Jean Piaget | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173921 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Exatas e da Terra (5143)Geociências (639)