Análise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtin
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se consti ...
Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações. ...
Abstract
This study analyzes how the teaching of Libras (Brazilian Sign Language) is constituted in the city of Esteio/RS from the theory of language acquisition and its dialogue with the concepts of language and language discussed by the circle of Bakhtin. At first, the main concepts of language will be analyzed and how they relate to Libras, in order to explain how this language is constituted and how it should be approached by society and educational institutions. In sequence, the official documents ...
This study analyzes how the teaching of Libras (Brazilian Sign Language) is constituted in the city of Esteio/RS from the theory of language acquisition and its dialogue with the concepts of language and language discussed by the circle of Bakhtin. At first, the main concepts of language will be analyzed and how they relate to Libras, in order to explain how this language is constituted and how it should be approached by society and educational institutions. In sequence, the official documents that guide the teaching of Libras, such as the BNCC and the RCE (Referencial Curricular de Esteio), will be analyzed in order to think about how the teaching of this language is constructed in schools and what should be considered as a practice of classroom. By reflecting on these issues, finally, based on these analyzes and the concepts linked to the Bakhtin circle, a lesson plan will be proposed that includes all the specificities of Libras as a language and all the aspects that contemplate it as its culture, taking considering hearing students and the deaf community as subjects of any and all interactions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License