La conversation spontanée dans le processus d’appropriation langagière : le sujet et la parole de soi
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
No contexto escolar de ensino-aprendizagem de uma Língua Estrangeira, o uso da língua, a língua e o discurso que nele é empregado resultam normalmente de uma tradição escolar normativa. A língua é então compreendida como um sistema, um código a ser dominado ou um instrumento de comunicação. Essa concepção de língua, construída sobre o apagamento das experiências linguageiras vividas, conduz a perspectivas didáticas que não consideram suficientemente os sujeitos na sua singularidade, mas sim enq ...
No contexto escolar de ensino-aprendizagem de uma Língua Estrangeira, o uso da língua, a língua e o discurso que nele é empregado resultam normalmente de uma tradição escolar normativa. A língua é então compreendida como um sistema, um código a ser dominado ou um instrumento de comunicação. Essa concepção de língua, construída sobre o apagamento das experiências linguageiras vividas, conduz a perspectivas didáticas que não consideram suficientemente os sujeitos na sua singularidade, mas sim enquanto aprendentes atores sociais que se expressam através de uma fala desencarnada. Contudo, a aprendizagem de uma língua, pensada como processo de apropriação, requer a expressão da sua singularidade, requer mobilizar sua história pessoal, requer conscientizar uma fala de si. É por isso que nós concebemos um projeto de conversação em Francês Língua Estrangeira fora do quadro escolar, com objetivo de preparar um espaço na LE para a expressão espontânea dos participantes através da fala de si e de fazer dessa ocasião uma “experiencia de apropriação linguageira”. É esse projeto que nós apresentaremos nesse TCC. ...
Résumé
Dans le contexte scolaire d’enseignement-apprentissage d’une Langue Étrangère (LE), l’usage de la langue, la langue et les discours qu’y sont attachés, résultent normalement d’une tradition normative. La langue y est comprise comme un système, un code à maîtriser et/ou un instrument de communication. Ces conceptions normatives de langue, construite sur l’oubli des expériences langagières vécues, conduit à des perspectives didactiques qui ne considèrent pas suffisamment les sujets dans leur sing ...
Dans le contexte scolaire d’enseignement-apprentissage d’une Langue Étrangère (LE), l’usage de la langue, la langue et les discours qu’y sont attachés, résultent normalement d’une tradition normative. La langue y est comprise comme un système, un code à maîtriser et/ou un instrument de communication. Ces conceptions normatives de langue, construite sur l’oubli des expériences langagières vécues, conduit à des perspectives didactiques qui ne considèrent pas suffisamment les sujets dans leur singularité mais plutôt en tant qu’apprenants acteurs sociaux s’exprimant par une parole désincarnée. Or, l’apprentissage d’une langue, pensée comme processus d’appropriation, requiert d’exprimer sa singularité, de mobiliser son histoire personnelle, de conscientiser une parole de soi. C’est pourquoi, nous avons conçu un projet de conversation en Français Langue Étrangère dans un contexte non scolaire, dans le but de d’aménager un espace dans la LE pour l’expression spontanée des participants à travers la prise d’une parole de soi et de faire de cette occasion une « expérience d’appropriation langagière ». C’est ce projet que je présenterai dans ce TCC. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1237)
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