Metodologias ativas na sala de aula de inglês como língua adicional : um breve relato de experiência docente
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Metodologias Ativas possuem um holofote na discussão educacional há anos; porém com o recente advento do COVID-19, sua frequente associação ao uso de tecnologias em sala de aula as trouxe ao protagonismo. Isto posto e, uma vez que estão começando a se tornar o padrão da educação no Brasil (sendo item de exigência pela Base Nacional Comum Curricular), seus usos, intersecções e potenciais de modo a se tornarem facilitadoras mais interessantes do ensino e aprendizagem podem (e devem) ser questiona ...
Metodologias Ativas possuem um holofote na discussão educacional há anos; porém com o recente advento do COVID-19, sua frequente associação ao uso de tecnologias em sala de aula as trouxe ao protagonismo. Isto posto e, uma vez que estão começando a se tornar o padrão da educação no Brasil (sendo item de exigência pela Base Nacional Comum Curricular), seus usos, intersecções e potenciais de modo a se tornarem facilitadoras mais interessantes do ensino e aprendizagem podem (e devem) ser questionados e colocados a teste. Este trabalho tem por objetivo relatar uma prática docente de inglês como língua adicional (ILA), desenvolvida por meio da utilização da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) em paralelo a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), intencionando obter melhorias no ensino e aprendizagem de ILA e desse modo criar uma sala de aula mais dinâmica, interessante e alinhada às inovações que ambas (SAI e AVA) podem oferecer a uma sala de aula de língua adicional. Este trabalho também tem como objetivo compartilhar experiências e reflexões acerca da prática relatada que possam servir para a formação de professores na área de ensino de línguas. A prática didática relatada foi desenvolvida em contexto de estágio de docência obrigatório, e foi aplicada através do desenvolvimento de unidade didática, materiais didáticos audiovisuais e Ambiente Virtual de Aprendizagem próprios para a aplicação. A aplicação obteve êxito, mas não sem aspectos que merecem um olhar mais crítico e revisão em pesquisas futuras. ...
Abstract
Active Methodologies have been on the spotlight in educational discussions for years; however with the recent advent of COVID-19, its frequent association to the use of technologies in classroom brought them to protagonism. That being said and, once those are starting to become the educational standard in Brasil (being a demanded item in the National Common Curricular Base), its uses, intersections and potentials in order to become more interesting facilitators for teaching and learning can (an ...
Active Methodologies have been on the spotlight in educational discussions for years; however with the recent advent of COVID-19, its frequent association to the use of technologies in classroom brought them to protagonism. That being said and, once those are starting to become the educational standard in Brasil (being a demanded item in the National Common Curricular Base), its uses, intersections and potentials in order to become more interesting facilitators for teaching and learning can (and must) be questioned and put to test. This work has for an objective to report a docent practice of English as an Additional Language (EAL), developed through use of the Flipped Classroom (FC) methodology in parallel to a Virtual Learning Environment (VLE), with the intent of obtaining improvements on EAL teaching and learning and thus creating a more dynamic, interesting classroom and one that’s aligned to the innovations both of these (FC and VLE) can offer to an additional language classroom. This work also has for an objective to share experiences and insights towards the reported practice that might aid in the formation of language teachers. The practice here reported was developed in a context of obligatory teaching internship, and was applied through the development of a teaching unit, audiovisual teaching materials and a Virtual Learning Environment, all dedicated for the application. The application was successful, but not without aspects that deserve a more critical look and review upon in future researches. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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