Organização da participação em sala de aula online
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a organização da participação em sala de aula online de línguas, através do relato crítico acerca de uma experiência docente a distância vivida durante o Estágio de Docência em Português como Língua Adicional (PLA). São apresentadas as noções de fala-em-interação, participação e estrutura de participação, com o intuito de relacioná-las com a prática docente através de outras noções como design educacional, tarefa e atividade, letramentos e gê ...
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a organização da participação em sala de aula online de línguas, através do relato crítico acerca de uma experiência docente a distância vivida durante o Estágio de Docência em Português como Língua Adicional (PLA). São apresentadas as noções de fala-em-interação, participação e estrutura de participação, com o intuito de relacioná-las com a prática docente através de outras noções como design educacional, tarefa e atividade, letramentos e gêneros do discurso. Essas concepções são associadas às práticas pedagógicas vividas no curso online de Português a partir de Literatura, Cinema e Canção, oferecido pelo Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS em 2021, com duração de 30 horas durante dois meses, e do qual fui uma das ministrantes. Para fazer uma análise de pontos que considero terem sido importantes para a minha formação como professora de PLA, utilizo memórias da docência e da relação de orientação de estágio, revisitadas pelo relato de estágio que produzi no final da disciplina, pelas anotações vinculadas às sessões de orientação pedagógica do estágio, pelos materiais da disciplina de estágio no Moodle, pelos materiais do curso de PLA que organizamos no Google Classroom, assim como pela visualização das gravações das aulas que foram produzidas na época, com a autorização dos(as) participantes, como recurso para propósitos de formação de professores de PLA na UFRGS, e mais centralmente para a realização de observação participante assíncrona por parte da professora orientadora de estágio. A partir de relatos construídos, reflito sobre o que deu certo e o que precisou ser ajustado durante os encontros do curso. Assim, apresento como o incentivo à participação através de recursos específicos auxilia a aprendizagem de línguas. ...
Abstract
The present work aims at reflecting on the organization of participation in an online language classroom, through a critical account of an online teaching experience lived during the Teaching Internship in Portuguese as an Additional Language (PLA). The notions of talk-in-interaction, participation and participation structure are presented, with the aim of relating them to teaching practice through other notions such as educational design, task and activity, literacies and discourse genres. The ...
The present work aims at reflecting on the organization of participation in an online language classroom, through a critical account of an online teaching experience lived during the Teaching Internship in Portuguese as an Additional Language (PLA). The notions of talk-in-interaction, participation and participation structure are presented, with the aim of relating them to teaching practice through other notions such as educational design, task and activity, literacies and discourse genres. These conceptions are associated with the pedagogical practices experienced in the online Portuguese course based on Literature, Cinema and Music, offered by the Portuguese for Foreigners Program (PPE) at UFRGS in 2021, a 30-hours course developed over two months, and from which I was one of the teachers. In order to carry out an analysis of points that I consider having been important for my training as a PLA teacher, I use memories of teaching and the internship orientation relationship, revisited by the internship report I produced at the end of the discipline, by the notes linked to the training sessions, the pedagogical orientation of the internship, the materials of the subject in Moodle, the materials of the PLA course that we organized in Google Classroom, as well as the visualization of the recordings of the classes that were produced at the time, with the authorization of the participants, as resource for the purposes of training PLA teachers at UFRGS, and more centrally for carrying out asynchronous participant observation by the teacher who supervises the internship. From constructed reports, I reflect on what worked and what needed to be adjusted during the course meetings. Thus, I present how encouraging participation through specific resources helps language learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1237)
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