Por que leio? por que escrevo? : propostas de redação do Enem 2022 à luz da análise de discurso
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso pretende compreender, através da análise de duas propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como se produzem os sentidos em resposta às questões por que leio? por que escrevo?, utilizadas como título desta monografia. O trabalho tem como base teórica a Análise Materialista de Discurso (AD) e dará enfoque à aplicação da prova regular e à reaplicação/Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) do Enem de 2022. Nesta monografia, a teoria está f ...
O presente trabalho de conclusão de curso pretende compreender, através da análise de duas propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como se produzem os sentidos em resposta às questões por que leio? por que escrevo?, utilizadas como título desta monografia. O trabalho tem como base teórica a Análise Materialista de Discurso (AD) e dará enfoque à aplicação da prova regular e à reaplicação/Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) do Enem de 2022. Nesta monografia, a teoria está fundamentada nos conceitos da AD e na constituição da história da prova de redação desse exame. A análise das propostas mobiliza os conceitos de história, ideologia, sujeito, sentido e discurso, tomando como base o trabalho de Leandro-Ferreira (2003). Busca-se, desse modo, compreender como as propostas de redação presentes no exame produzem sentidos sobre as práticas de leitura e de escrita. Compreendemos que esse processo, quando dependente de uma avaliação que determina o ingresso dos estudantes no ensino superior, pode produzir efeitos na autoria. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License