Violência contra a mulher : compreendido na Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Minas do Leão/RS
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo versa sobre a temática “Violência contra a mulher: Compreendido na Escola Estadual de Ensino Médio, no Município de Minas do Leão/RS”. Nesse âmbito, o objetivo geral do estudo visa compreender como professores e escola, refletem acerca do eixo temático das relações de gênero, acordados na BNCC, se identificam os casos de violência contra a mulher nesse ambiente e de que modo a educação contribui para suprimir essa natureza de violência, mediados pelo componente curricular da S ...
O presente estudo versa sobre a temática “Violência contra a mulher: Compreendido na Escola Estadual de Ensino Médio, no Município de Minas do Leão/RS”. Nesse âmbito, o objetivo geral do estudo visa compreender como professores e escola, refletem acerca do eixo temático das relações de gênero, acordados na BNCC, se identificam os casos de violência contra a mulher nesse ambiente e de que modo a educação contribui para suprimir essa natureza de violência, mediados pelo componente curricular da Sociologia, a fim de promover uma educação transformadora. No que concerne os objetivos específicos, estes buscam descrever como os professores abordam a temática junto a disciplina de Sociologia, em acordo com a BNCC, identificar se a escola tem casos de violência, como os trata e acolhe e por último, compreender a percepção da escola, mediante a essa temática e se a mesma possui projetos, a fim de proporcionar uma educação transformadora. Logo o trabalho se justifica mediante a intenção de desvelar o grave problema social na perspectiva da Sociologia, através da temática da violência de gênero, como meio para internalizar novos olhares sobre a desigualdade de gênero, a qual está compreendida na BNCC. Quanto à metodologia, o estudo de cunho qualitativo e exploratório possui caráter descritivo e de campo, através de entrevista com questões abertas, elaboradas pela pesquisadora. Como resultado, a escola compreendeu a dimensão do tema, porém, a transformação social por meio da educação não ocorreu, uma vez que não houve sinais de projetos e movimentos sociais no âmbito escolar e/ou local. ...
Abstract
The present study deals with the theme “Violence against women: Understood in the State High School, in the Municipality of Minas do Leão/RS”. In this context, the general objective of the study is to understand how teachers and school, reflecting on the thematic axis of gender relations, agreed in the BNCC, identify cases of violence against women in this environment and how education contributes to suppressing this nature of violence, mediated by the curricular component of Sociology, in orde ...
The present study deals with the theme “Violence against women: Understood in the State High School, in the Municipality of Minas do Leão/RS”. In this context, the general objective of the study is to understand how teachers and school, reflecting on the thematic axis of gender relations, agreed in the BNCC, identify cases of violence against women in this environment and how education contributes to suppressing this nature of violence, mediated by the curricular component of Sociology, in order to promote a transformative education. With regard to the specific objectives, they seek to describe how teachers approach the subject with the discipline of Sociology, in accordance with the BNCC, to identify whether the school has cases of violence, how it treats and welcomes them and, finally, to understand the perception of school, through this theme and if it has projects, in order to provide a transforming education. Therefore, the work is justified by the intention of unveiling the serious social problem from the perspective of Sociology, through the theme of gender violence, as a means to internalize new perspectives on gender inequality, which is included in the BNCC. As for the methodology, the qualitative and exploratory study has a descriptive and field character, through an interview with open questions, elaborated by the researcher. As a result, the school understood the dimension of the theme, however, social transformation through education did not occur, since there were no signs of projects and social movements at the school and/or local level. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License