Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Maria Madalena Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:27:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261909pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre a temática “Violência contra a mulher: Compreendido na Escola Estadual de Ensino Médio, no Município de Minas do Leão/RS”. Nesse âmbito, o objetivo geral do estudo visa compreender como professores e escola, refletem acerca do eixo temático das relações de gênero, acordados na BNCC, se identificam os casos de violência contra a mulher nesse ambiente e de que modo a educação contribui para suprimir essa natureza de violência, mediados pelo componente curricular da Sociologia, a fim de promover uma educação transformadora. No que concerne os objetivos específicos, estes buscam descrever como os professores abordam a temática junto a disciplina de Sociologia, em acordo com a BNCC, identificar se a escola tem casos de violência, como os trata e acolhe e por último, compreender a percepção da escola, mediante a essa temática e se a mesma possui projetos, a fim de proporcionar uma educação transformadora. Logo o trabalho se justifica mediante a intenção de desvelar o grave problema social na perspectiva da Sociologia, através da temática da violência de gênero, como meio para internalizar novos olhares sobre a desigualdade de gênero, a qual está compreendida na BNCC. Quanto à metodologia, o estudo de cunho qualitativo e exploratório possui caráter descritivo e de campo, através de entrevista com questões abertas, elaboradas pela pesquisadora. Como resultado, a escola compreendeu a dimensão do tema, porém, a transformação social por meio da educação não ocorreu, uma vez que não houve sinais de projetos e movimentos sociais no âmbito escolar e/ou local.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals with the theme “Violence against women: Understood in the State High School, in the Municipality of Minas do Leão/RS”. In this context, the general objective of the study is to understand how teachers and school, reflecting on the thematic axis of gender relations, agreed in the BNCC, identify cases of violence against women in this environment and how education contributes to suppressing this nature of violence, mediated by the curricular component of Sociology, in order to promote a transformative education. With regard to the specific objectives, they seek to describe how teachers approach the subject with the discipline of Sociology, in accordance with the BNCC, to identify whether the school has cases of violence, how it treats and welcomes them and, finally, to understand the perception of school, through this theme and if it has projects, in order to provide a transforming education. Therefore, the work is justified by the intention of unveiling the serious social problem from the perspective of Sociology, through the theme of gender violence, as a means to internalize new perspectives on gender inequality, which is included in the BNCC. As for the methodology, the qualitative and exploratory study has a descriptive and field character, through an interview with open questions, elaborated by the researcher. As a result, the school understood the dimension of the theme, however, social transformation through education did not occur, since there were no signs of projects and social movements at the school and/or local level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSocial sciencesen
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectEducation promoting new learningen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectMinas do Leão (RS)pt_BR
dc.subjectViolence against womenen
dc.titleViolência contra a mulher : compreendido na Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Minas do Leão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172847pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples