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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRaymundo, Bernardo Meditschpt_BR
dc.date.accessioned2010-09-29T04:19:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26023pt_BR
dc.description.abstractO grande aumento do tráfego na cidade de Porto Alegre nos últimos anos está gerando congestionamentos cada vez maiores em tempo e extensão. Frente a este problema, faz-se necessário o estudo de um meio de transporte de alta capacidade no contexto urbano. Através das Pesquisas de Preferência Declarada realizadas em 1997 e 2006 por empresas contratadas pelo Governo Federal e utilizando modelos comportamentais é possível estimar o valor do tempo dos usuários e a demanda atual e futura por transportes. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo a análise da viabilidade de implantação do metrô de Porto Alegre, através do estudo da demanda potencial, atualização dos dados de custos levantados em 1997 e estimativa dos benefícios decorrentes da mudança na demanda com base nos resultados da Pesquisa de 2006. Esses dados foram aplicados no método benefício/custo de avaliação econômica gerando resultados não tão otimistas como em estudos anteriores. Frente a esses resultados, foram feitas análises e recomendações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAtualização da análise da viabilidade do metrô de Porto Alegre : de 1997 a 2010pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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