Atualização da análise da viabilidade do metrô de Porto Alegre : de 1997 a 2010
dc.contributor.advisor | Senna, Luiz Afonso dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Raymundo, Bernardo Meditsch | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-29T04:19:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/26023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O grande aumento do tráfego na cidade de Porto Alegre nos últimos anos está gerando congestionamentos cada vez maiores em tempo e extensão. Frente a este problema, faz-se necessário o estudo de um meio de transporte de alta capacidade no contexto urbano. Através das Pesquisas de Preferência Declarada realizadas em 1997 e 2006 por empresas contratadas pelo Governo Federal e utilizando modelos comportamentais é possível estimar o valor do tempo dos usuários e a demanda atual e futura por transportes. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo a análise da viabilidade de implantação do metrô de Porto Alegre, através do estudo da demanda potencial, atualização dos dados de custos levantados em 1997 e estimativa dos benefícios decorrentes da mudança na demanda com base nos resultados da Pesquisa de 2006. Esses dados foram aplicados no método benefício/custo de avaliação econômica gerando resultados não tão otimistas como em estudos anteriores. Frente a esses resultados, foram feitas análises e recomendações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Atualização da análise da viabilidade do metrô de Porto Alegre : de 1997 a 2010 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000754976 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5855)