Construção e evidências de validade da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileira para adolescentes
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Tipo
Outro título
Construction and evidence of validity of Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) Brazilian form for adolescents
Construcción y evidencias de validez del Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileña para adolescentes
Assunto
Resumo
A adaptabilidade de carreira é um tema amplamente estudado na área de carreira por sua relevância prática e teórica. O objetivo deste estudo foi testar uma versão em português brasileiro da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) com uma amostra de adolescentes, incluindo uma dimensão adicional chamada cooperação. Participaram 592 adolescentes (303 do sexo feminino) de escolas privadas (n=275) e públicas (n=317), em Porto Alegre, RS. Os adolescentes tinham entre 13 e 18 anos (M=15,91 e DP=1,08). Em ...
A adaptabilidade de carreira é um tema amplamente estudado na área de carreira por sua relevância prática e teórica. O objetivo deste estudo foi testar uma versão em português brasileiro da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) com uma amostra de adolescentes, incluindo uma dimensão adicional chamada cooperação. Participaram 592 adolescentes (303 do sexo feminino) de escolas privadas (n=275) e públicas (n=317), em Porto Alegre, RS. Os adolescentes tinham entre 13 e 18 anos (M=15,91 e DP=1,08). Em uma primeira subamostra aleatória (n=296), uma análise fatorial exploratória foi conduzida e resultou em uma solu-ção de cinco fatores. Logo após, com o restante da amostra, foi realizada uma análise fatorial confirmatória, confirmando-se o modelo de cinco dimensões. Os resultados indicam que o instrumento testado possui uma estrutura dimensional compatível com o modelo teórico adotado e propriedades psicométricas acei-táveis, além de contar com o acréscimo da dimensão cooperação. ...
Abstract
Career adaptability is a theme widely studied in the area of career for its practical and theoretical relevance. The aim of this study was to test a Brazilian Portuguese version of the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) with a sample of adolescents, and including an additional dimension called cooperation. A total of 592 adolescents participated (303 female) from private (n=275) and public schools (n=317), in Porto Alegre. The adolescents were between 13 and 18 years old (M=16,02 e SD=1,08). I ...
Career adaptability is a theme widely studied in the area of career for its practical and theoretical relevance. The aim of this study was to test a Brazilian Portuguese version of the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) with a sample of adolescents, and including an additional dimension called cooperation. A total of 592 adolescents participated (303 female) from private (n=275) and public schools (n=317), in Porto Alegre. The adolescents were between 13 and 18 years old (M=16,02 e SD=1,08). In the first random subsample (n=296), an exploratory factor analysis was conducted and resulted in a five-factor solution. Afterwards, with the remainder of the sample, a confirmatory factor analysis was performed, ratifying the five-dimension model. The results indicate that the instrument tested has a dimensional structure compatible with the theoretical model adopted and acceptable psychometric properties, in addition to having the cooperation dimension added. ...
Resumen
La adaptabilidad es uno de los temas ampliamente estudiados en el área de carrera, debido a su gran importancia práctica y teórica. El objetivo de este estudio es la creación de una versión brasilera de la escala CAAS, incluyendo la dimensión cooperación y destinada al público adolescente. Participaron 592 adolescentes (303 del sexo femenino) de escuelas privadas (n=275) y públicas (n=317), en Porto Alegre. Los adolescentes tenían entre 13 y 18 años (M=15,91 y DP=1,08). En una primera submuestr ...
La adaptabilidad es uno de los temas ampliamente estudiados en el área de carrera, debido a su gran importancia práctica y teórica. El objetivo de este estudio es la creación de una versión brasilera de la escala CAAS, incluyendo la dimensión cooperación y destinada al público adolescente. Participaron 592 adolescentes (303 del sexo femenino) de escuelas privadas (n=275) y públicas (n=317), en Porto Alegre. Los adolescentes tenían entre 13 y 18 años (M=15,91 y DP=1,08). En una primera submuestra aleatoria (n=296), se llevó a cabo un análisis factorial exploratorio que sugirió una solución de cinco factores. Luego, con el resto de la muestra, se realizó un análisis factorial confirmatorio, en el cual se confirmó el modelo de dimensiones. Por lo tanto, se puede llegar a una versión del CAAS con propiedades psicométricas compatibles con estudios anteriores para una muestra de adolescentes brasileños, con la adición de la dimensión cooperación. ...
Contido em
Psico. Porto Alegre. Vol. 51, n . 3 (jul./set. 2020), e-33735, p. 1-12.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License