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dc.contributor.authorHoss, Cristianopt_BR
dc.contributor.authorTamayo, Jorge Luis Palominopt_BR
dc.contributor.authorMorsch, Inacio Benvegnupt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T03:49:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1806-3985pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259846pt_BR
dc.description.abstractPontes com soluções em estruturas mistas são executadas com grande recorrência no cenário nacional e mundial. O Brasil enfrenta uma realidade de envelhecimento das estruturas que compõem sua infraestrutura, entre estas as pontes, que necessitam de reabilitação e readequação imediata. Até pouco tempo esses projetos tinham como base a norma NBR 8800. No entanto esse contexto foi alterado pelo lançamento da NBR 16694 em 2020, a qual centraliza os conceitos e procedimentos para o dimensionamento analítico de pontes mistas. Seja num projeto de uma ponte nova ou num projeto de reabilitação, análises através de modelos numéricos empregando o método dos elementos finitos (MEF) são cada vez mais usuais. Logo uma questão que surge é se a análise de elementos finitos é apenas complementar ou se a mesma pode substituir a abordagem analítica? Para responder essa questão, este trabalho apresenta um estudo de caso do projeto de readequação e reforço da ponte em estruturas mistas sobre o rio Arataú na BR230/PA. Os resultados obtidos mostram que o modelo com barras de pórtico associado a abordagem analítica com critérios normativos possui limitações com relação a previsão de deslocamentos e tensões para este tipo de estrutura.pt_BR
dc.description.abstractComposite Bridges are built with great recurrence in the national and world scenario. Brazil faces an aging reality of the structures that make up its infrastructure, including bridges, which need immediate rehabilitation and readjustment. Until recently, these projects were based on the NBR 8800 standard. However, this context was changed by the launch of NBR 16694 in 2020, which centralizes the concepts and procedures for the analytical dimensioning of mixed bridges. Whether designing a new bridge or a rehabilitation project, analyzes through numerical models using the finite element method (FEM) are increasingly common. Therefore, a question that arises is whether finite element analysis is only complementary or can it replace the analytical approach? In order to answer this question, this paper presents a case study of the project for the adaptation and reinforcement of the bridge in mixed structures over the Arataú River on BR230/PA. The results obtained show that the model with frame bars associated with an analytical approach with normative criteria has limitations regarding the prediction of displacements and stresses for this type of structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista sul-americana de engenharia estrutural. Passo Fundo, RS. Vol. 19, n. 1 (2022), p. 1-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstruturas mistas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPontes (Engenharia) : Manutençãopt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.titleEstudo de caso da ponte em estrutura mista sobre o Rio Arataú na BR 230/PApt_BR
dc.title.alternativeCase study of the composite bridge over the Arataú at BR 230/PA en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169161pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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