Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Socio-affective competences and the construction of pedagogical strategies for distance education
Competencias socioafectivas y la construcción de estrategias pedagógicas para la educación a distancia
Assunto
Resumo
O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia ...
O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas. ...
Abstract
This articleaims to develop Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of students' socio-affective competences in Distance Education (DE). We adoptedfive socio-affective competences: openness, self-management, empathy, engagement,and resilience. Thus, from the analysis of these competences, 40 PS were created,with the objective of helping teachersto build them with their students in DE. We adopteda qualitative methodology based on an interpretive approach. The data col ...
This articleaims to develop Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of students' socio-affective competences in Distance Education (DE). We adoptedfive socio-affective competences: openness, self-management, empathy, engagement,and resilience. Thus, from the analysis of these competences, 40 PS were created,with the objective of helping teachersto build them with their students in DE. We adopteda qualitative methodology based on an interpretive approach. The data collectioninstrument was a questionnaire made available online. The target audience was 37 teachers and tutors specialized in DE, who responded and pointed out changes in the PS. The results enabledthe developmentof a framework with 51 PS divided into five socio-affective competencies. ...
Resumen
El objetivo de este artículo es desarrollar Estrategias Pedagógicas (EP) que puedan contribuir a la construcción de competencias socioafectivas de los estudiantes en el contexto de la Educación a Distancia (EaD). Para este trabajo, las competencias socioafectivas adoptadas son cinco: apertura a lo nuevo, autogestión, empatía, involucramiento y resiliencia. Así, a partir del análisisde esas competencias, se crearon 40 EP, con el propósito de ayudar a los docentes a construirlas con sus alumnos e ...
El objetivo de este artículo es desarrollar Estrategias Pedagógicas (EP) que puedan contribuir a la construcción de competencias socioafectivas de los estudiantes en el contexto de la Educación a Distancia (EaD). Para este trabajo, las competencias socioafectivas adoptadas son cinco: apertura a lo nuevo, autogestión, empatía, involucramiento y resiliencia. Así, a partir del análisisde esas competencias, se crearon 40 EP, con el propósito de ayudar a los docentes a construirlas con sus alumnos en la EaD. La metodología adoptada fue cualitativa basada en un enfoque interpretativo. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario de disponible en línea. El público fueron 37 profesores y tutores especializados en EaD, quienes respondieron y señalaron cambios en la EP. Los resultados permitieron desarrollar un marco con 51 EP divididos en cinco competencias socioafectivas ...
Contido em
Educação online. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 42 (jan./abr. 2023), p. 1-22
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências Humanas (6694)
Este item está licenciado na Creative Commons License