Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorção, Gertrudespt_BR
dc.contributor.authorDiehl, Luciana Schrammpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T03:32:39Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259678pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to present reflections on situations experienced on performing educational activities (games about garbage), reporting the impressions of the teacher and students about the motivation and learning of the students. The activity was executed on an Elementary Public School in Canoas city, Rio Grande do Sul/Brazil during the Science classes with the final years of elementary education. The resource used to collect data on students' impressions at the end of the activities was a final structured questionnaire and free writing of their personal impressions of the activity performed. The teacher concluded her study by making a narrative reflection on the results obtained and observed at the end of this pedagogical intervention, based on her and students' perceptions of the proposed theme. The results obtained with the performance of the activity demonstrated that the games achieved the objectives proposed in this work, fulfilling their objective in teaching-learning efficiently and reinforcing their potential use as a pedagogical tool, being a great ally in the teaching process and showing up as a promising pedagogical component for Science classes. It was observed and verified in this pedagogical intervention, interest, enthusiasm, motivation and satisfaction in carrying out the activities, which resulted in significant learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectReflective reportingen
dc.titleRelato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeReflexive report about a perform of games about garbage on an elementary public school en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001166525pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples