Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFimyar, Olenapt_BR
dc.contributor.authorVeiga-Neto, Alfredo José dapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-24T04:18:40Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25947pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da governamentalidade, como ferramenta conceitual, na pesquisa em Ciências Humanas; particularmente, em estudos sobre políticas educacionais. Examinam-se as principais definições de governamentalidade apresentada por Foucault (1991). Argumento que a governamentalidade não constitui um enquadramento teórico fechado, mas é operacionalizada como ferramenta analítica genérica. A percepção desigual de governamentalidade nos estudos educacionais é discutida na segunda parte do ensaio. Há uma clara lacuna no estudo das políticas educacionais em contextos não-liberais na perspectiva da governamentalidade. Usando a pesquisa de Tikly (2003), aplico o conceito de "governamentalidade emergente" para uma compreensão da elaboração de políticas, como tecnologias de governo na Ucrânia pós-comunista. As possibilidades e as limitações desta tentativa teórica são discutidas na parte final do ensaio.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses governmentality as a conceptual tool in social science research; in particular, in education policy studies. I examine the main definitions of governmentality put by Foucault (1991). I argue that governmentality does not constitute a closed theoretical framework, but rather is operationalised as a generic analytical tool. The uneven perception of governmentality in education studies is discussed in the second part of the paper. There is a clear gap in the studies of education policy in illiberal contexts through the perspective of governmentality. Taking Tikly’s (2003) research as a point of reference for my study in progress, I attempt to apply the concept of "emerging governmentality" to an understanding of policy-making, as technologies of government, in post-communist Ukraine. The possibilities and limitations of this theoretical endeavour are discussed in the final part of the paper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 34, n. 2 (maio/ago. 2009), p. 35-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGovernmentalityen
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectComparative educationen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectLiberal educationalen
dc.subjectPost-communist educationen
dc.subjectEducação comparadapt_BR
dc.subjectEducação liberalpt_BR
dc.titleGovernamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionaispt_BR
dc.title.alternativeGovernmentality as a Conceptual Tool in Education Policy Research en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000708311pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples