Mostrar el registro sencillo del ítem
Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais
dc.contributor.author | Fimyar, Olena | pt_BR |
dc.contributor.author | Veiga-Neto, Alfredo José da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-24T04:18:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25947 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata da governamentalidade, como ferramenta conceitual, na pesquisa em Ciências Humanas; particularmente, em estudos sobre políticas educacionais. Examinam-se as principais definições de governamentalidade apresentada por Foucault (1991). Argumento que a governamentalidade não constitui um enquadramento teórico fechado, mas é operacionalizada como ferramenta analítica genérica. A percepção desigual de governamentalidade nos estudos educacionais é discutida na segunda parte do ensaio. Há uma clara lacuna no estudo das políticas educacionais em contextos não-liberais na perspectiva da governamentalidade. Usando a pesquisa de Tikly (2003), aplico o conceito de "governamentalidade emergente" para uma compreensão da elaboração de políticas, como tecnologias de governo na Ucrânia pós-comunista. As possibilidades e as limitações desta tentativa teórica são discutidas na parte final do ensaio. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyses governmentality as a conceptual tool in social science research; in particular, in education policy studies. I examine the main definitions of governmentality put by Foucault (1991). I argue that governmentality does not constitute a closed theoretical framework, but rather is operationalised as a generic analytical tool. The uneven perception of governmentality in education studies is discussed in the second part of the paper. There is a clear gap in the studies of education policy in illiberal contexts through the perspective of governmentality. Taking Tikly’s (2003) research as a point of reference for my study in progress, I attempt to apply the concept of "emerging governmentality" to an understanding of policy-making, as technologies of government, in post-communist Ukraine. The possibilities and limitations of this theoretical endeavour are discussed in the final part of the paper. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 34, n. 2 (maio/ago. 2009), p. 35-56 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Governmentality | en |
dc.subject | Governamentalidade | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.subject | Comparative education | en |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Liberal educational | en |
dc.subject | Post-communist education | en |
dc.subject | Educação comparada | pt_BR |
dc.subject | Educação liberal | pt_BR |
dc.title | Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Governmentality as a Conceptual Tool in Education Policy Research | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000708311 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39774)Ciencias Humanas (6848)