Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Cindy Bergmannpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:39:07Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259412pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado em instituição civil preparatória. O objetivo do estudo foi obter indícios das estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos antes e após conhecerem essa heurística. O trabalho de campo foi realizado com sete estudantes, idades variando entre dez e onze anos, e cursando o 5º ano do ensino fundamental em diferentes instituições de ensino. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a proposição de problemas matemáticos versando sobre conteúdos previstos para a prova de ingresso no Colégio Militar e a apresentação e discussão sobre a heurística de Polya. Os registros das soluções apresentadas pelos estudantes e anotações da pesquisadora em diário de campo permitiram identificar mudanças de estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisas para resolver problemas matemáticos com indícios de organização e autonomia ao utilizarem as etapas da proposta de Polya.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the use of Polya's heuristic in solving math problems with 5th year students who are preparing to enter the Colégio Militar in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with course held at a civil preparatory institution. The objective of the study was to obtain evidence of the strategies used by students in solving math problems before and after learning about this heuristic. Field work was carried out with seven students, ages ranging from ten to eleven years old, and attending the 5th year of elementary school in different educational institutions. Of a qualitative nature, the study involved the proposition of math problems dealing with the contents foreseen for the entrance exam in the Colégio Militar and the presentation and discussion about Polya's heuristic. The records of the solutions presented by the students and the researcher's notes in the field diary allowed identifying changes in the strategies used by the research participants to solve math problems with evidence of organization and autonomy when using the stages of Polya's proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.titleResolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171415pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples