Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorPatussi, Carlos Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:37:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259389pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como os professores veem as próprias práticas de ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental, por meio da exploração das narrativas de quatro professores experientes de escolas públicas de Porto Alegre-RS. O pesquisador busca construir suas próprias percepções subjetivas sobre o tema, interessado em compreender as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, como os professores veem a relação entre o conhecimento geométrico adquirido na formação acadêmica e sua prática de ensino, e se avaliam que a prática continuada no ensino de Geometria contribui para a melhoria da capacidade de ensino. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores da disciplina de Matemática, e a base teórica de analise foram escritos de Maurice Tardif e Dario Fiorentini. Os professores adquirem conhecimento por meio de formação acadêmica, experiência prática e compartilhamento de ideias com outros profissionais. O estudo destaca a importância da carreira dos entrevistados, do aprendizado pela prática diária de ensino e a preocupação com a melhoria das estratégias de ensino. O estudo discute as diferentes estratégias usadas pelos entrevistados e conclui que a prática de ensino é essencial para o desenvolvimento profissional docente, além da formação acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze how teachers perceive their own teaching practices of Geometry in the final years of elementary school, through the exploration of the narratives of four experienced teachers from public schools in Porto Alegre-RS. The researcher seeks to construct his own subjective perceptions on the subject, how teachers see the relationship between the geometric knowledge acquired in academic training and their teaching practice, and whether they assess that continued practice in Geometry teaching contributed to the improvement of teaching ability. The methodology used was a qualitative approach through semi-structured interviews with four Mathematics teachers, and the theoretical basis of analysis were the writings of Maurice Tardif and Dario Fiorentini. Teachers acquire knowledge through academic training, practical experience, and sharing of ideas with other professionals. The study highlights the importance of the interviewees careers, learning through daily teaching practice, and concern for improving teaching strategies. The study discusses the different strategies used by the interviewees and concludes that teaching practice is essential for the professional development of the teachers, in addition to academic training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometry teachingen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.titleNarrativas docentes sobre o ensino de geometria nas salas de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171404pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples