Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Douglas Machado dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:37:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259380pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to study how the use of electronic spreadsheets can contribute to the learning of initial algebra concepts for students in basic education at a public school in Eldorado do Sul. The computational resource used was Google Sheets. The research data consisted of observations made by the teacher-researcher, digital files produced by the students, and a questionnaire. Studies by Sessa and Canavarro on basic algebra learning and the Theory of Conceptual Fields by Vergnaud provided support for the development of didactic material and the analysis of the collected data. The results showed that the use of technological resources diversifies the forms of algebraic representation and provides experiences that contribute to student learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpreadsheeten
dc.subjectPlanilha eletrônicapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectAlgebraen
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectTheory of conceptual fieldsen
dc.titlePlanilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171430pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples