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dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Matheus Centa dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:34:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259359pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar como ocorre a constituição do conhecimento matemático por meio de um conjunto de atividades que envolvem bases numéricas e a concepção de gênero, com intuito de proporcionar uma análise sobre a prática desenvolvida e reconhecer possibilidades de discutir com estudantes dos anos finais do ensino fundamental questões de gêneros e simultaneamente desenvolver conhecimentos matemáticos relativos à temática gênero. As/Es/Os1 participantes da pesquisa são estudantes do nono ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Porto Alegre. Neste âmbito, dialogamos com referenciais teóricos que visam pôr em questionamento, ou estranhamento, ideias provenientes de uma lógica heteronormativa, assim como evidenciar marcadores sociais existentes e que interferem na concepção do que se entende por gêneros. Também colocamos em pauta o papel da/de/do docente frente às questões emergentes da sociedade. Assim, nossos resultados apontam para a constituição do conhecimento matemático, por meio da compreensão da binaridade em diferentes aspectos, pelas experiências estéticas e pela dialética das coisas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to investigate how the constitution of mathematical knowledge occurs through a set of activities that involve numerical bases and the conception of gender, in order to provide an analysis of the practice developed and recognize possibilities of discussing gender issues with students of the final years of elementary school and simultaneously develop mathematical knowledge related to the theme gender. The research participants are ninth grade students from a public school in Porto Alegre. In this scope, we dialogue with theoretical references that aim to question, or estrange, ideas from a heteronormative logic, as well as to evidence existing social markers that interfere in the conception of what is understood as gender. Thus, our results point out to the constitution of mathematical knowledge through the understanding of binarity in different aspects, through aesthetic experiences and through the dialectics of things.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectQueer mathematicsen
dc.subjectQueerpt_BR
dc.subjectConception of genderen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial markersen
dc.subjectNumber basesen
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.titleEducação matemática queer : debatendo uma atividade matemática sobre bases numéricas e gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171645pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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