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dc.contributor.advisorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jenifer dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:34:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259351pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho situa-se no campo da História da Educação Matemática e consiste em uma investigação sobre as contribuições de acervos escolares quanto aos saberes matemáticos focados na formação de professores que ensinam matemática. Assim, a pergunta norteadora desta pesquisa é de compreender “Como acervos escolares podem ser relevantes para o ensino da matemática? Para tentar responder tal questão, participamos de três oficinas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com alunos do Curso de Aproveitamento de Estudos do Centro de Formação de Professores Instituto de Educação General Flores da Cunha e com alunos do Curso Normal e do Curso de Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha. Nessas oficinas, foi apresentada brevemente a construção do acervo de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), constituído a partir do projeto de pesquisa "Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)" e apresentado como manusear as ferramentas da coleção digital observando alguns documentos disponíveis para uma posterior discussão das possibilidades daqueles materiais. A análise se deu a partir das anotações sobre as discussões durante o desenvolvimento das oficinas e por meio das respostas dos estudantes a um questionário de perguntas sobre acervos escolares para a formação de professores que ensinam matemática. Também foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com participantes das oficinas. Os principais autores do referencial teórico utilizado para tal análise são Diogo Franco Rios e Wagner Rodrigues Valente pesquisadores da História da Educação Matemática que investigam sobre acervos e repositórios digitais. Além disso, neste trabalho pretendo mostrar como e quais atividades e pesquisas foram realizadas no projeto mencionado, em geral, um pouco da sua história e de alguns resultados. Constatou-se que os acervos escolares podem contribuir para o planejamento de atividades matemáticas no presente e ampliar percepções sobre a cultura escolar do passado.pt_BR
dc.description.abstractThis work is located in the field of History of Mathematics Education and consists of an investigation into the contributions of school collections regarding mathematical knowledge focused on the training of teachers who teach mathematics. Thus, the guiding question of this research is to understand “How can school collections be relevant to the teaching of mathematics? In order to try to answer this question, we participated in three workshops with students from the Mathematics Degree course at the Federal University of Rio Grande do Sul, with students from the Study Use Course at the Teacher Training Center Instituto de Educação General Flores da Cunha and with students of the Normal Course and the Course for the Use of Studies at the State Institute of Education Isabel de Espanha. In these workshops, the construction of the document collection of the Mathematics Laboratory of the General Flores da Cunha Institute of Education (LM/IE) was briefly presented, constituted from the research project "Studying to Teach: mathematical practices and knowledge in normal schools in the Rio Grande do Sul (1889-1970)" and presented how to handle the tools of the digital collection observing some available documents for a later discussion of the possibilities of those materials. The analysis was based on the notes on the discussions during the development of the workshops and through the students' responses to a questionnaire about school collections for the training of teachers who teach mathematics. Two semi-structured interviews were also conducted with workshop participants. The main authors of the theoretical framework used for this analysis are Diogo Franco Rios and Wagner Rodrigues Valente, researchers in the History of Mathematics Education who investigate collections and digital repositories. In addition, in this work I intend to show how and what activities and research were carried out in the mentioned project, in general, a little of its history and some results. It was found that school collections can contribute to the planning of mathematical activities in the present and broaden perceptions about the school culture of the past.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.subjectEducacao matematica : Historiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSchool collectionsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectRepositório digitalpt_BR
dc.subjectDigital repositoryen
dc.titleOficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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