Transmissão cultural no manga compreendendo as formas simbólicas retratadas no manga One Piece por meio de vídeo do canal Chapéus de Palha
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste na pesquisa de como as informações compartilhadas pelo vídeo do canal Chápeus de Palha sobre lendas japonesas impactam na interação da comunidade de One Piece. No qual o objetivo geral foi o de compreender quais os impactos do vídeo do canal Chapéus de Palha relacionado ao manga de One Piece na interação do seu público ao apresentar lendas japonesas referenciadas na obra, analisando os comentários presentes em vídeo selecionado. Para isso, consideramos os conceitos de cul ...
Este trabalho consiste na pesquisa de como as informações compartilhadas pelo vídeo do canal Chápeus de Palha sobre lendas japonesas impactam na interação da comunidade de One Piece. No qual o objetivo geral foi o de compreender quais os impactos do vídeo do canal Chapéus de Palha relacionado ao manga de One Piece na interação do seu público ao apresentar lendas japonesas referenciadas na obra, analisando os comentários presentes em vídeo selecionado. Para isso, consideramos os conceitos de cultura (BURKE, 2005; THOMPSON, 1995), transmissão cultural (THOMPSON, 1995) e a cultura da convergência (JENKINS,2008) para fundação teórica da pesquisa. Buscando alcançar a resolução dos objetivos específicos, que visam (a) Analisar as apropriações culturais do Japão no manga One Piece; (b) Verificar como o compartilhamento de lendas japonesas referenciadas na obra são absorvidas pela comunidade de One Piece; (c) Descrever como a comunidade se apropria dessas informações para criar novas interações. Foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para investigar as interações dos interlocutores. Através da análise realizada nesta pesquisa, compreendemos como o compartilhamento de conteúdo sobre essas lendas influenciam as interações da comunidade, oferecendo material para o fomento de discussões fortalecendo a cultura participativa ao gerar um aumento da inteligência coletiva. ...
Abstract
This work consists of researching how information shared through the Chapéus de Palha channel video about Japanese legends impacts the interaction of the One Piece community. The main objective was to understand the impacts of the Chapéus de Palha channel video related to the One Piece manga on the interaction of its audience when presenting Japanese legends referenced in the work, analyzing the comments present in the selected video. To do this, we considered the concepts of culture (BURKE, 20 ...
This work consists of researching how information shared through the Chapéus de Palha channel video about Japanese legends impacts the interaction of the One Piece community. The main objective was to understand the impacts of the Chapéus de Palha channel video related to the One Piece manga on the interaction of its audience when presenting Japanese legends referenced in the work, analyzing the comments present in the selected video. To do this, we considered the concepts of culture (BURKE, 2005; THOMPSON, 1995), cultural transmission (THOMPSON, 1995), and the culture of convergence (JENKINS, 2008) as the theoretical foundation of the research. To achieve specific objectives, which are (a) to analyze the cultural appropriations of Japan in the One Piece manga; (b) to verify how the sharing of Japanese legends referenced in the work is absorbed by the One Piece community; (c) to describe how the community appropriates this information to create new interactions. Content analysis procedures (BARDIN, 2016) were used to investigate the interactions of the interlocutors. Through the analysis carried out in this research, we understood how sharing content about these legends influences community interactions, providing material to encourage discussions and strengthen participatory culture by generating an increase in collective intelligence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License