Um mistério viral : o processo de formação da opinião na sociedade midiatizada a partir da repercussão do caso Elisa Lam no Youtube
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O tema da pesquisa se relaciona com o processo de formação da opinião na sociedade midiatizada a partir do caso Elisa Lam. Dessa forma, o problema consiste no questionamento: como se dá a formação da opinião no contexto da sociedade midiatizada a partir dos comentários do vídeo do caso Elisa Lam, publicado no Youtube no ano de 2013? Nesse sentido, o objetivo geral se configura como "reconhecer a construção das opiniões, no contexto da midiatização da sociedade, tendo em vista os comentários rel ...
O tema da pesquisa se relaciona com o processo de formação da opinião na sociedade midiatizada a partir do caso Elisa Lam. Dessa forma, o problema consiste no questionamento: como se dá a formação da opinião no contexto da sociedade midiatizada a partir dos comentários do vídeo do caso Elisa Lam, publicado no Youtube no ano de 2013? Nesse sentido, o objetivo geral se configura como "reconhecer a construção das opiniões, no contexto da midiatização da sociedade, tendo em vista os comentários relacionados ao 'Elisa Lam Video', no Youtube, ano de 2013”. Para isso utiliza-se metodologia qualitativa inspirada na técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O capítulo dois traz discussões acerca do processo de midiatização (BALDISSERA E BORBA, 2009; BRAGA, 2012 e 2017; FAUSTO NETO, 2018; HJARVARD, 2014; e SGORLA, 2015) e da relação entre midiatização e crime (BRAGA, 2006; MATHIESEN, 2022; E TROTTIER, 2017). O terceiro capítulo, visa discutir sobre o processo de formação da opinião (AUGRAS, 1978; DA VIÁ, 1983; MARTINO, 2009; MATHEUS, 2011 E TERRA E SOUSA, 2019) e o fenômeno dos detetives da web (MATHIESEN, 2022). Os resultados da pesquisa, adquiridos a partir da análise de 200 comentários, apontam para a identificação de seis temáticas presentes nos comentários, sendo elas: "Teorizações", "Questionamentos", "Sentimentos", "Sobrenaturalidade", "Informações" e "Outros". ...
Abstract
The research topic relates to the process of opinion formation in a mediatized society based on the Elisa Lam case. Therefore, the problem consists of questioning: how does opinion formation occur in the context of a mediatized society based on the comments on the Elisa Lam Video published on Youtube in 2013? In this sense, the general objective is to "recognize the construction of opinions, in the context of the mediatization of society, in view of the comments related to the 'Elisa Lam Video, ...
The research topic relates to the process of opinion formation in a mediatized society based on the Elisa Lam case. Therefore, the problem consists of questioning: how does opinion formation occur in the context of a mediatized society based on the comments on the Elisa Lam Video published on Youtube in 2013? In this sense, the general objective is to "recognize the construction of opinions, in the context of the mediatization of society, in view of the comments related to the 'Elisa Lam Video,' on Youtube, in 2013." To achieve this, a qualitative methodology inspired by the content analysis technique (BARDIN, 1977) is used. Chapter two discusses the mediatization process (BALDISSERA and BORBA, 2009; BRAGA, 2012 and 2017; FAUSTO NETO, 2018; HJARVARD, 2014; and SGORLA, 2015) and the relationship between mediatization and crime (BRAGA, 2006; MATHIESEN, 2022; and TROTTIER, 2017). The third chapter aims to discuss the opinion formation process (AUGRAS, 1978; DA VIÁ, 1983; MARTINO, 2009; MATHEUS, 2011 and TERRA and SOUSA, 2019) and the phenomenon of web detectives (MATHIESEN, 2022). The research results, obtained from the analysis of 200 comments, point to the identification of six themes present in the comments, namely: "Theorizations," "Questionings," "Feelings," "Supernaturality," "Information," and "Others.". ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License