Essa empresa é para mim? : como as melhores organizações para se trabalhar segundo a Great Place to Work (GPTW) comunicam seu posicionamento em relação às diversidades
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
No presente trabalho de conclusão de curso temos por objetivo geral verificar os posicionamentos sobre diversidades das três marcas líderes do ranking GPTW de 2022 em suas contas do LinkedIn, páginas de carreira e divulgação de vagas. Portanto, seguindo o ranking estabelecido pela GPTW 2022, as empresas analisadas foram: Itaú Unibanco, Magazine Luiza e Porto Seguro. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre a noção de diversidade (FLEURY, 2000), articulando-a às de diferenças (SILVA ...
No presente trabalho de conclusão de curso temos por objetivo geral verificar os posicionamentos sobre diversidades das três marcas líderes do ranking GPTW de 2022 em suas contas do LinkedIn, páginas de carreira e divulgação de vagas. Portanto, seguindo o ranking estabelecido pela GPTW 2022, as empresas analisadas foram: Itaú Unibanco, Magazine Luiza e Porto Seguro. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre a noção de diversidade (FLEURY, 2000), articulando-a às de diferenças (SILVA, 2000; MAFFESSOLI, 1996; TOTH, 2010), identidades do sujeito (HALL, 2000) e interseccionalidade (CRENSHAW, 2002; CARRERA, 2020); além disso, versamos sobre o conceito de trabalho e sua importância social (FIGARO, 2010). Complementarmente é construído um apanhado histórico sobre as diversidades inseridas no mundo do trabalho (SALES, 2016; FLEURY, 2000), além das noções de comunicação organizacional (SCROFERNEKER, 2006; KUNSCH, 2017; FRANÇA, 2018; PINTO, 2018; OLIVEIRA & PAULA, 2011), articuladas ao paradigma da complexidade e as dimensões da comunicação organizacional trazidas por (BALDISSERA, 2007, 2009, 2010). Ademais, discorremos sobre a dimensão humana da comunicação organizacional (KUNSCH, 2017; PERUZZO, 2018) e suas potencialidades e limitações em relação às diversidades. O estudo empírico é realizado segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo, com base em Bardin (2016), em que foram analisadas 60 postagens do LinkedIn das organizações e de forma complementar, as páginas de carreira e divulgação de vagas das empresas. Por fim, consideramos que as organizações seguem as classificações de diversidade propostas pela GPTW, e apesar do tema estar em progresso interna e externamente, ainda há muitas informações que seriam valiosas para as pessoas diversas que são, de certa maneira, invisibilizadas na comunicação das organizações. ...
Abstract
In this thesis, our general objective is to examine the diversity positioning of the three leading brands in the 2022 GPTW ranking on their LinkedIn accounts, career pages, and job opportunity postings. Therefore, following the ranking established by GPTW 2022, the companies analyzed were Itaú Unibanco, Magazine Luiza, and Porto Seguro. In this perspective, the theoretical chapters address the notion of diversity (FLEURY, 2000), linking it to the concepts of differences (SILVA, 2000; MAFFESSOLI ...
In this thesis, our general objective is to examine the diversity positioning of the three leading brands in the 2022 GPTW ranking on their LinkedIn accounts, career pages, and job opportunity postings. Therefore, following the ranking established by GPTW 2022, the companies analyzed were Itaú Unibanco, Magazine Luiza, and Porto Seguro. In this perspective, the theoretical chapters address the notion of diversity (FLEURY, 2000), linking it to the concepts of differences (SILVA, 2000; MAFFESSOLI, 1996; TOTH, 2010), subject identities (HALL, 2000), and intersectionality (CRENSHAW, 2002; CARRERA, 2020). Additionally, we discuss the concept of work and its social importance (FIGARO, 2010). Complementarily, a historical overview of diversities in the world of work (SALES, 2016; FLEURY, 2000) is presented, as well as the concepts of organizational communication (SCROFERNEKER, 2006; KUNSCH, 2017; FRANÇA, 2018; PINTO, 2018; OLIVEIRA & PAULA, 2011), articulated with the paradigm of complexity and the dimensions of organizational communication brought by (BALDISSERA, 2007, 2009, 2010). Furthermore, we discuss the human dimension of organizational communication (KUNSCH, 2017; PERUZZO, 2018) and its potentialities and limitations regarding diversity. The empirical study is carried out following the methodological procedures of content analysis, based on Bardin (2016), analyzing 60 posts on the organizations' LinkedIn pages and, additionally, the companies' career and job posting pages. Finally, we consider that organizations follow the diversity classifications proposed by GPTW, and despite the topic being in progress both internally and externally, there is still a lot of valuable information that would benefit the diverse people who are, in a way, invisible in the organizations' communication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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