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dc.contributor.advisorRockembach, Moiséspt_BR
dc.contributor.authorBattisti, Urielpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T03:31:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259241pt_BR
dc.description.abstractA difusão é uma das funções-chave da Arquivologia que se refere à disponibilização de informações contidas em documentos arquivísticos para os usuários. Essa atividade, de caráter simbólico, tem como objetivo tornar o acervo arquivístico mais acessível, incentivando sua utilização e promovendo a democratização do conhecimento. As indústrias criativas são aquelas que envolvem a criação, produção e distribuição de bens e serviços que possuem valor cultural e intelectual. Seus setores se destacam por produzir bens e serviços que têm valor simbólico. A criatividade é um elemento central nesses processos, pois é ela que permite, a partir da informação, a produção de conteúdos originais, inovadores e relevantes; referências que servem para ampliar o valor dos recursos de informação. A indústria criativa pode colaborar para aprimorar as estratégias de difusão da informação no campo arquivístico e seus processos, contribuindo para o alcance de um público mais amplo e diversificado, contribuindo de forma renovada para a valorização da memória histórica e cultural presente nas instituições que lidam com a informação, sobretudo as instituições de arquivo. Esta pesquisa buscou relacionar a indústria criativa à difusão e é classificada como aplicada, documental, bibliográfica e exploratória. Sua finalidade é encontrar, dentro da construção dos dois conceitos, uma relação entre ambos campos científicos, bem como conectá-los ao contexto local do Arquivo Público Municipal de Novo Hamburgo nas estratégias para a difusão dos seus acervos, para que estas sejam pautadas pelo contexto criativo. Sobre os estudos exploratórios, sua abordagem buscou explorar novas orientações e novas possibilidades. Para tal, em apoio às estratégias metodológicas precedentes, foram utilizados no processo de pesquisa do estado da arte, referências de repositórios acadêmicos dentro do campo da Ciência da Informação, intencionando relacionar ambos temas. Assim, a partir das referências coletadas, buscou-se desenvolver uma pesquisa que sirva como ponto de apoio para ampliarmos a visão sobre essa função arquivística. O que foi possível verificar neste processo, a partir dos resultados de pesquisa elencados como relevantes, é que há uma tímida relação entre ambos temas. Muitos foram os termos correlatos utilizados como sinônimo para definir a difusão - instrumento de democracia, estratégia de comunicação, estratégia de valorização e visibilidade, conectada às questões de patrimônio, cultura e memória. A ideia construída sobre o conceito da difusão e sua representação é elemento em processo, e vai além do campo científico da Arquivologia que a coloca como uma função arquivística. A informação como elemento central desse exercício de inter-relação seria, neste aspecto, uma representação de vários campos do conhecimento que nos permitiria colocar a informação como um elemento híbrido constituído por profusão de relações que buscam sistematizar mais do que uma função arquivística, uma estratégia em favor da informação e dos usuários à qual buscamos relacionar o campo da indústria criativa.pt_BR
dc.description.abstractDissemination is one of the key functions of Archival Science that refers to the availability of information contained in archival documents to users. This symbolic activity aims to make the archival collection more accessible, encouraging its use and promoting the democratization of knowledge. Creative industries are those that involve the creation, production, and distribution of goods and services that have cultural and intellectual value. Their sectors stand out for producing goods and services that have symbolic value. Creativity is a central element in these processes, as it allows, from information, the production of original, innovative and relevant content; references that serve to expand the value of information resources. The creative industry can collaborate to improve information dissemination strategies in the archival field and its processes, contributing to reaching a wider and more diverse audience, contributing in a renewed way to the appreciation of historical and cultural memory present in institutions dealing with information, especially archive institutions. This research sought to relate the creative industry to dissemination and is classified as applied, documentary, bibliographic and exploratory. Its purpose is to find, within the construction of the two concepts, a relationship between both scientific fields, as well as connecting them to the local context of the Municipal Public Archive of Novo Hamburgo in strategies for disseminating its collections, so that they are guided by the creative context. In exploratory studies, its approach sought to explore new directions and new possibilities. To this end, in support of previous methodological strategies, references from academic repositories within the field of Information Science were used in the state-of-the-art research process, intending to relate both themes. Thus, from the collected references, we sought to develop research that serves as a support point for us to expand our vision on this archival function. What was possible to verify in this process, from the research results listed as relevant, is that there is a timid relationship between both themes. Many were the related terms used as synonyms to define dissemination - instrument of democracy, communication strategy, appreciation and visibility strategy, connected to issues of heritage, culture and memory. The idea built on the concept of dissemination and its representation is an element in process and goes beyond the scientific field of Archival Science that places it as an archival function. Information as a central element of this interrelation exercise would be, in this aspect, a representation of several fields of knowledge that would allow us to place information as a hybrid element constituted by a profusion of relationships that seek to systematize more than an archival function, a strategy in favor of information and users to which we seek to relate the field of creative industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation Scienceen
dc.subjectArquivo permanentept_BR
dc.subjectArchive Scienceen
dc.subjectIndústria cultural : Brasilpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectDiffusionen
dc.subjectDisseminação da informaçãopt_BR
dc.subjectCreative industryen
dc.subjectMunicipal Public Archiveen
dc.titleDifusão em arquivos permanentes : construções através da indústria criativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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