Mensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicas
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de mensuração de resultados em relações públicas. Tendo em mente as transformações do mercado e o foco no retorno sobre o investimento como regra geral, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os processos de mensuração e avaliação das ações comunicacionais, dentre os profissionais de relações públicas que atuam no mercado brasileiro. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica ...
Este estudo trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de mensuração de resultados em relações públicas. Tendo em mente as transformações do mercado e o foco no retorno sobre o investimento como regra geral, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os processos de mensuração e avaliação das ações comunicacionais, dentre os profissionais de relações públicas que atuam no mercado brasileiro. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, além de aplicar como técnica de coleta o questionário e dados secundários. Como principais bases, se apoiou na teoria de Simões (2001) e Grunig e França (2009) em busca de construir o perfil do profissional de relações públicas. A fim de apresentar uma linha do tempo acerca do que existe na área em termos de mensuração, foi utilizada a teoria de Galerani (2006). Por fim, em busca de apresentar a mensuração em comunicação na modernidade, a monografia debruçou-se em Yanaze (2007). No que tange aos resultados alcançados, foi possível perceber uma dificuldade maior nas áreas de relacionamento para mensurar e comprovar o retorno de suas ações, em relação a outras áreas de atuação dos profissionais de relações públicas que estão mais próximas do marketing. Além disso, foi notada uma defasagem na teoria de relações públicas, no que diz respeito ao fornecimento de bases práticas para a avaliação em comunicação. ...
Abstract
The following study encompasses a research on the measurement processes of public relations outcomes. Bearing in mind the market transformations and the focus on return on investment as a general rule, the main objective of this graduation thesis was to analyze the measurement and evaluation processes of communication actions among public relations professionals who work in the Brazilian market. The study used the methods of bibliographic research and field research, in addition to applying the ...
The following study encompasses a research on the measurement processes of public relations outcomes. Bearing in mind the market transformations and the focus on return on investment as a general rule, the main objective of this graduation thesis was to analyze the measurement and evaluation processes of communication actions among public relations professionals who work in the Brazilian market. The study used the methods of bibliographic research and field research, in addition to applying the questionnaire and secondary data collection technique. As main references, it relied on the theory of Simões (2001) and Grunig and França (2009) in order to construct the profile of the public relations professional. In order to present a timeline of what exists in the area in terms of measurement, Galerani's theory (2006) was used. Finally, in order to present measurement in communication in modern times, the thesis focused on Yanaze (2007). Regarding the results achieved, it was possible to perceive a greater difficulty in the relationship areas to measure and prove the return of their actions, compared to other areas of public relations professionals who are closer to marketing. In addition, a gap was noted in the theory of public relations, regarding the provision of practical bases for evaluation in communication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License