Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerussatto, Melina Kleinertpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Priscila Goulart dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T03:30:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259214pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso em História procura refletir sobre as relações entre a educação patrimonial, ensino de história, educação das relações étnico-raciais e a formação docente na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Parte da experiência de visitação de um grupo de educadoras à exposição Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de novembro (2021-2022), do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, durante a realização do Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, em 2022, e também da construção de uma caixa de jogos sobre a exposição. Por meio da pesquisa-ação, foi possível constatar que a visitação se mostrou como uma experiência positiva e única para a maioria das visitantes, constituindo-se como uma possibilidade formativa para além dos muros da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis in History seeks to reflect on the relations between heritage education, history teaching, education of ethnic-racial relations, and teacher training in Early Childhood Education at Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Starts from the experience of a group of educators visiting the Palmares não é apenas um, são milhares: 50 anos do dia 20 de novembro (2021-2022) exhibition, of the Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, during the Teaching Internship in History – Heritage Education, in 2022, and also the construction of a box of games about the exhibition. Through the research-action, it was possible to verify that the visitation proved to be a positive and unique experience for most visitors, constituting a training possibility beyond the school walls.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectNovember 20then
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.title"E se a gente misturar tudo?" : ensino de história na educação infantil, formação de professoras e o 20 de novembropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171681pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples