"E se a gente misturar tudo?" : ensino de história na educação infantil, formação de professoras e o 20 de novembro
dc.contributor.advisor | Perussatto, Melina Kleinert | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Priscila Goulart dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T03:30:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259214 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso em História procura refletir sobre as relações entre a educação patrimonial, ensino de história, educação das relações étnico-raciais e a formação docente na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Parte da experiência de visitação de um grupo de educadoras à exposição Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de novembro (2021-2022), do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, durante a realização do Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, em 2022, e também da construção de uma caixa de jogos sobre a exposição. Por meio da pesquisa-ação, foi possível constatar que a visitação se mostrou como uma experiência positiva e única para a maioria das visitantes, constituindo-se como uma possibilidade formativa para além dos muros da escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present undergraduate thesis in History seeks to reflect on the relations between heritage education, history teaching, education of ethnic-racial relations, and teacher training in Early Childhood Education at Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Starts from the experience of a group of educators visiting the Palmares não é apenas um, são milhares: 50 anos do dia 20 de novembro (2021-2022) exhibition, of the Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, during the Teaching Internship in History – Heritage Education, in 2022, and also the construction of a box of games about the exhibition. Through the research-action, it was possible to verify that the visitation proved to be a positive and unique experience for most visitors, constituting a training possibility beyond the school walls. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | en |
dc.subject | November 20th | en |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.title | "E se a gente misturar tudo?" : ensino de história na educação infantil, formação de professoras e o 20 de novembro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171681 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License