"E se a gente misturar tudo?" : ensino de história na educação infantil, formação de professoras e o 20 de novembro
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso em História procura refletir sobre as relações entre a educação patrimonial, ensino de história, educação das relações étnico-raciais e a formação docente na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Parte da experiência de visitação de um grupo de educadoras à exposição Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de novembro (2021-2022), do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, durante a realização do Estág ...
O presente trabalho de conclusão de curso em História procura refletir sobre as relações entre a educação patrimonial, ensino de história, educação das relações étnico-raciais e a formação docente na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Parte da experiência de visitação de um grupo de educadoras à exposição Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de novembro (2021-2022), do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, durante a realização do Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, em 2022, e também da construção de uma caixa de jogos sobre a exposição. Por meio da pesquisa-ação, foi possível constatar que a visitação se mostrou como uma experiência positiva e única para a maioria das visitantes, constituindo-se como uma possibilidade formativa para além dos muros da escola. ...
Abstract
The present undergraduate thesis in History seeks to reflect on the relations between heritage education, history teaching, education of ethnic-racial relations, and teacher training in Early Childhood Education at Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Starts from the experience of a group of educators visiting the Palmares não é apenas um, são milhares: 50 anos do dia 20 de novembro (2021-2022) exhibition, of the Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, during the Teaching ...
The present undergraduate thesis in History seeks to reflect on the relations between heritage education, history teaching, education of ethnic-racial relations, and teacher training in Early Childhood Education at Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal. Starts from the experience of a group of educators visiting the Palmares não é apenas um, são milhares: 50 anos do dia 20 de novembro (2021-2022) exhibition, of the Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, during the Teaching Internship in History – Heritage Education, in 2022, and also the construction of a box of games about the exhibition. Through the research-action, it was possible to verify that the visitation proved to be a positive and unique experience for most visitors, constituting a training possibility beyond the school walls. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License