Musicalidade na performance : uma investigação entre estudantes de instrumento
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Date
2009Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de 17 sujeitos, com idades entre nove e 13 anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de ensino fundamental e médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apoia-se na concepção de musicalidade como uma característica humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de uma performance expressiva. A metodologi ...
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de 17 sujeitos, com idades entre nove e 13 anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de ensino fundamental e médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apoia-se na concepção de musicalidade como uma característica humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de uma performance expressiva. A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso em grupo por meio de observações de aulas e apresentações coletivas de flauta doce. Os resultados demonstraram que o repertório, a prática e estudo, o contexto sociocultural, o acesso à técnica, criação e leitura musical e a ocorrência de apresentações musicais são fatores que influenciam o desenvolvimento da musicalidade. ...
Abstract
The present research traces the recorder learning process of a group of seventeen people aged between nine and thirteen, which participates in an extension program held by a public school in the city of Porto Alegre. This research aims to understand how musicality is developed, based on the concept that this is a human characteristic, constituted by the capacity of creating musical meaning through expressive performance. The methodology applied has a qualitative approach. A group case study was ...
The present research traces the recorder learning process of a group of seventeen people aged between nine and thirteen, which participates in an extension program held by a public school in the city of Porto Alegre. This research aims to understand how musicality is developed, based on the concept that this is a human characteristic, constituted by the capacity of creating musical meaning through expressive performance. The methodology applied has a qualitative approach. A group case study was made through class observation and collective recorder presentations. The results demonstrated that: repertoire; practice and study; sociocultural context; access to technique, composition, improvisation, and musical reading; and the occurrence of musical presentations are factors that influence musicality development. ...
In
Revista da ABEM. Porto Alegre. Vol. 21 (2009), p. 35-43
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