Impactos de um curso de curta duração no desenvolvimento de competências individuais de administração do tempo
dc.contributor.advisor | Ruas, Roberto Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Wagner, Manuela Victora | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-17T04:20:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25905 | pt_BR |
dc.description.abstract | A preocupação crescente de empresas e profissionais com relação ao desenvolvimento de competências individuais de administração do tempo tem aumentado a demanda por cursos de curta duração sobre esta temática. Porém, a teoria apresenta que o desenvolvimento de uma competência é um processo complexo e composto por uma rede de fatores. O presente estudo investigou o desenvolvimento de competências individuais de administração do tempo a partir de cursos de curta duração sobre esta temática. Para este propósito, foram desenvolvidas três fases de pesquisa: documental, exploratória e quantitativa. Foi elaborada uma visão sobre a articulação das noções de: produto de aprendizagem, processo de aprendizagem, impactos de treinamento e desenvolvimento de competências (na esfera individual), e proposta uma sugestão para a noção da competência administração do tempo e seus quatro níveis de complexidade. Percebeu-se que um curso de curta duração pode funcionar como um gatilho para iniciar ou aprimorar o desenvolvimento da competência individual administração do tempo em alguns alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The continuous worry among organizations and its professional about time management competences are increasing the demand on short endurance courses on the subject. However, theories present the complex process involved in developing any kind of competence. The present research was about the individual time management competence development on short endurance courses on the subject. Throughout three research steps: documental, exploratory and quantitative studies, it was possible to build a theoretical framework of learning product, learning process, training impacts, individual competence notions; and to develop a time management competence notion and a framework of the its complexity levels. It was perceived that some students are capable to develop the individual competence proposed by time management courses after participation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Time management | en |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | Administração do tempo | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning results | en |
dc.subject | Desenvolvimento de competências | pt_BR |
dc.subject | Training impacts | en |
dc.subject | Individual competence | en |
dc.title | Impactos de um curso de curta duração no desenvolvimento de competências individuais de administração do tempo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000755714 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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