Elementos da crítica no jornalismo cultural : análise das críticas musicais da Revista Bula entre 2020 e 2022
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Essa monografia analisa uma seleção de críticas publicadas na seção de música da Revista Bula, entre os anos de 2020 a 2022. O objetivo geral desse trabalho é identificar os elementos que caracterizam uma crítica de música dentro dos textos publicados pelo veículo. Estabelecemos como objetivos específicos mapear e classificar os textos de crítica musical da Bula; identificar, por meio de três categorias, a estrutura dos textos que compõem o nosso corpus e apontar e discutir as semelhanças entre ...
Essa monografia analisa uma seleção de críticas publicadas na seção de música da Revista Bula, entre os anos de 2020 a 2022. O objetivo geral desse trabalho é identificar os elementos que caracterizam uma crítica de música dentro dos textos publicados pelo veículo. Estabelecemos como objetivos específicos mapear e classificar os textos de crítica musical da Bula; identificar, por meio de três categorias, a estrutura dos textos que compõem o nosso corpus e apontar e discutir as semelhanças entre as críticas analisadas. Para criar uma base teórica para a pesquisa, a monografia inicia com uma revisão bibliográfica sobre o conceito de crítica, trabalhando desde as suas funções em diferentes áreas, até o seu papel no jornalismo musical. Em seguida, também através da revisão bibliográfica, ilumina o conceito de jornalismo cultural, para então, adicionada de uma descrição empírica, apresentar o nosso objeto de estudo. Por meio da análise de conteúdo, foram analisados 12 textos publicado pela Revista, os quais foram selecionados entre os 54 textos publicados na respectiva seção nos últimos três anos, a partir de três categorias, sobre o que fala, como fala e para quem fala. A análise nos permitiu concluir que as críticas publicadas pela Revista Bula, apesar dos diferentes autores, possuem uma estrutura semelhante, apresentando contextualização histórica, voz pessoal do autor e intenção de orientar o consumo do leitor. Em questão de conteúdo, os textos apenas reiteram temas já presentes no mercado cultural, trazendo pouca diversidade de opiniões. Além disso, a sua maioria tem gancho temporal e são voltados para um público já detentor de repertório cultural. ...
Abstract
This monograph analyzes a selection of reviews published in the music section of the Revista Bula, between the years 2020 and 2023. The general objective of this work is to identify the elements that characterize a music criticism within the texts published by the vehicle. We established as specific objectives to map and classify the music criticism texts of Bula; to identify the discursive structure of the texts that make up our corpus and to point out and discuss the similarities between the ...
This monograph analyzes a selection of reviews published in the music section of the Revista Bula, between the years 2020 and 2023. The general objective of this work is to identify the elements that characterize a music criticism within the texts published by the vehicle. We established as specific objectives to map and classify the music criticism texts of Bula; to identify the discursive structure of the texts that make up our corpus and to point out and discuss the similarities between the analyzed reviews. To create a theoretical basis for the research, the monograph begins with a literature review on the concept of criticism, working from its functions in different areas, to its role in music journalism. Next, also through a bibliographical review, it illuminates the concept of cultural journalism, and then, added to an empirical description, presents our object of study. Through content analysis, 12 texts published by the magazine were analyzed, which were selected among the 54 texts published in the respective section in the last three years. The analysis allowed us to conclude that the reviews published by Revista Bula, despite the different authors, have a similar structure, presenting historical contextualization, personal voice of the author and the intention to guide the reader's consumption. In addition, most texts have some temporal hook and are aimed at an audience that already has a cultural repertoire. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License