Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeruffo, Luizapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Andrea Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:29:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258745pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses how Brazil, Chile and Colombia acted to foster exports of creative goods and services during the period from 2011 to 2020. It deals with the strategies of internationalisation and public policies focusing on the first phase of the public policy cycle: agenda setting and formulation of alternatives. A review of the main policies of each country is made followed by an analysis about how Brazil articulated public actors to design its strategies in comparison with Chile’s and Colombia’s policies. The results suggest that these countries in general follow different strategies, the most important of them was the creation in Chile and Colombia of legal and institutional frameworks that deal with public policies towards the creative sectors in a transversal way, while in Brazil this was not effective enough. On the other hand, it was possible to observe a few similarities, such as the participation of private sector entities in promoting creative exports.en
dc.description.abstractEste artigo analisa como Brasil, Chile e Colômbia atuaram para fomentar as exportações de bens e serviços criativos durante o período de 2011 a 2020. São estudadas as estratégias de internacionalização e as políticas públicas com foco na primeira fase do ciclo das políticas públicas, qual seja a definição de agenda e a formulação de alternativas. É feita uma revisão das principais políticas de cada país, seguida de uma análise sobre como o Brasil articulou os atores públicos para desenhar suas estratégias em comparação com as políticas do Chile e da Colômbia. Os resultados sugerem que esses países em geral seguem diferentes estratégias, sendo a mais importante delas a criação no Chile e na Colômbia de marcos legais e institucionais que tratam de políticas públicas para os setores criativos de forma transversal, ao passo que no Brasil isso não foi suficientemente efetivo. Por outro lado, foi possível observar algumas semelhanças, como a participação de entidades do setor privado na promoção das exportações de bens e serviços criativos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectCreative goods and servicesen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInternational tradeen
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectChilept_BR
dc.subjectColômbiapt_BR
dc.titleInternationalisation strategies and public policies to foster the exports of creative goods and services : an evaluation of Brazil, Chile, and Colombia from 2011 to 2020pt_BR
dc.title.alternativeEstratégias de internacionalização e políticas públicas de estímulo às exportações de bens e serviços criativos : uma avaliação de Brasil, Chile e Colômbia, de 2011 a 2020pt
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170185pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples