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dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Cristian da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:30:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258672pt_BR
dc.description.abstractEste estudo consiste em uma pesquisa sobre a percepção dos servidores públicos do litoral norte do Rio Grande do Sul sobre a forma de trabalho remoto/home office. O objetivo foi identificar a percepção dos servidores públicos sobre este sistema de trabalho dentro dos órgãos públicos, a partir do início da Pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Para essa finalidade, foi elaborada uma pesquisa qualitativa exploratória nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, com 45 servidores públicos, que atuam em cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul. Foram exploradas as percepções acerca do teletrabalho e o impacto no dia a dia da entidade ou órgão, bem como na vida do servidor público que passou a realizar as atividades fora do ambiente tradicional de trabalho. Também foram captadas percepções e sugestões para que os gestores públicos pudessem aprimorar os processos internos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, bem como melhorar o ambiente organizacional, gerando assim, melhoria na prestação de serviço público à sociedade. As percepções dos pesquisados levam a inferir que o home office traria benefícios para os órgãos públicos, bem como aumento de produtividade, através dos servidores atuando com maior engajamento e comprometimento.pt_BR
dc.description.abstractThis study consists of a survey on the perception of public servants on the north coast of Rio Grande do Sul about the form of remote work/home office. The objective was to identify the perception of public servants about this work system within public institutions, from the beginning of the COVID-19 Pandemic, in the year 2020. For this purpose, an exploratory qualitative research was conducted in the months of December 2022 and January 2023, with 45 civil servants, who work in cities on the north coast of Rio Grande do Sul. Perceptions about telework and the impact on the day-to-day of the entity or body were explored, as well as on the life of public servants who started to carry out activities outside the traditional work environment. Perceptions and suggestions were also heard so that public managers could improve internal processes with the objective of improving the quality of life of servers, as well as improving the organizational environment, thus generating an improvement in the provision of public service to society. The perceptions of those surveyed lead to the inference that the home office would bring benefits to the public institutions, as well as increased productivity, through the servers acting with greater engagement and commitment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titlePercepções de servidores públicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul sobre teletrabalho/home officept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização Administração Pública no Século 21pt_BR


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