Interação mãe-criança : impacto no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem de crianças prematuras
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Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
INTRODUÇÃO: Diversos fatores influenciam o desenvolvimento infantil, sendo que a qualidade da interação entre criança e seu cuidador tem se mostrado essencial. Cuidadores mais sensíveis e responsivos favorecem a exploração do ambiente, proporcionando melhores condições para a aquisição de habilidades. Atenção maior é necessária quando os casos envolvem prematuros. A prematuridade vem sendo relacionada à mortalidade e morbidade de crianças, levando a atrasos em seu desenvolvimento geral. OBJETIV ...
INTRODUÇÃO: Diversos fatores influenciam o desenvolvimento infantil, sendo que a qualidade da interação entre criança e seu cuidador tem se mostrado essencial. Cuidadores mais sensíveis e responsivos favorecem a exploração do ambiente, proporcionando melhores condições para a aquisição de habilidades. Atenção maior é necessária quando os casos envolvem prematuros. A prematuridade vem sendo relacionada à mortalidade e morbidade de crianças, levando a atrasos em seu desenvolvimento geral. OBJETIVOS: (1) Investigar a prevalência de atrasos no desenvolvimento de prematuros; (2) Investigar a qualidade das interações entre mãe/criança; (3) Investigar as mudanças no neurodesenvolvimento e nas interações mãe/criança ao longo dos dois primeiros anos; (4) Investigar as associações entre a qualidade da interação e o neurodesenvolvimento; (5) Verificar a associação entre fatores biológicos e socioeconômicos com a qualidade de interação entre mãe/criança prematura; (6) Verificar as associações entre o neurodesenvolvimento e os fatores de risco e proteção no 1º e 2º ano; (7) Verificar se a qualidade de interação entre mãe/criança prematura é preditora do desenvolvimento infantil aos 24 meses. MÉTODOS: Estudo longitudinal, observacional, comparativo e associativo. A Bayley Scales of Infant and Toddler Development (BSITD-III) foi o instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor das crianças neste estudo. A Interaction Rating Scale (IRS) foi utilizada para avaliar a interação entre a criança e sua mãe. Análises descritivas foram utilizadas para caracterizar a amostra e explorar suas características. Teste t, teste qui-quadrado e modelo de Equações de Estimativas Generalizadas (GEE) para a comparação. Foram utilizados os testes da correlação linear de Pearson ou Sperman para associação. Para controle de fatores confundidores, foi utilizado o modelo de regressão linear multivariado. ...
Abstract
INTRODUCTION: Several factors influence child development, and the quality of interaction between children and their caregivers has been shown to be essential. More sensitive and responsive caregivers favor the exploration of the environment, providing better conditions for the acquisition of skills. Greater attention is needed when cases involve premature babies. Prematurity has been related to mortality and morbidity in children, leading to delays in their general development. OBJECTIVES: (1) ...
INTRODUCTION: Several factors influence child development, and the quality of interaction between children and their caregivers has been shown to be essential. More sensitive and responsive caregivers favor the exploration of the environment, providing better conditions for the acquisition of skills. Greater attention is needed when cases involve premature babies. Prematurity has been related to mortality and morbidity in children, leading to delays in their general development. OBJECTIVES: (1) To investigate the prevalence of delays in the development of preterm infants; (2) Investigate the quality of interactions between mother/child; (3) Investigate changes in neurodevelopment and mother/infant interactions over the first two years; (4) Investigate the associations between the quality of interaction and neurodevelopment; (5) Verify the association between biological and socioeconomic factors with the quality of interaction between mother/premature child; (6) Verify the associations between neurodevelopment and risk and protective factors in the 1st and 2nd year; (7) Verify whether the quality of interaction between mother/premature child is a predictor of child development at 24 months. METHODS: Longitudinal, observational, comparative and associative study. The Bayley Scales of Infant and Toddler Development (BSITD-III) was the instrument used to assess the cognitive, language and motor development of children in this study. The Interaction Rating Scale (IRS) was used to assess an interaction between the child and its mother. Descriptive analyzes were used to characterize the sample and explore its characteristics. t-test, chi-square test and Generalized Estimating Equations (GEE) model for comparison. Pearson's or Sperman's linear correlation tests were used for association. To control for confounding factors, the multivariate linear regression model was used. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
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Ciências da Saúde (9249)
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