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dc.contributor.advisorBranco, Gabriela Mussept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Marcilene de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:30:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258645pt_BR
dc.description.abstractA Gestão de Conhecimento é um método de gerenciamento que proporciona, entre outros benefícios, a retenção do conhecimento ativo estrategicamente relevante de todas as organizações. Isso engloba o mapeamento dos processos, sua atualização permanente e o compartilhamento entre todos os interessados. Tal mapeamento tende a favorecer a socialização do conhecimento entre os envolvidos e a melhoria contínua dos fluxos de trabalhos, dos resultados entregues e o fortalecimento do trabalho em equipe. Nos últimos anos, as instituições públicas buscam meios para melhorar o seu desempenho, visando responder às exigências da sociedade no que tange a questões como eficácia e eficiência dos serviços prestados. Valorizar o capital intelectual da organização, sem dúvida, é um dos pontos-chave para se lograr êxito nesse propósito. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento dos processos das rotinas de um setor público, dividiu-se a pesquisa em quatro etapas: o levantamento dos processos do setor, a definição dos processos para o mapeamento, o mapeamento dos processos e a validação do mapeamento. A documentação das rotinas e melhoria na gestão do conhecimento é fundamental no cenário aplicado para reduzir os impactos das aposentadorias previstas (metade do quadro), evitando que o conhecimento seja perdido com a saída desses servidores, pois os novos ingressantes contarão com um meio para obter o conhecimento (explícito) necessário para desempenhar suas atividades e ter alguma autonomia na execução das rotinas.pt_BR
dc.description.abstractKnowledge Management is an administration method that provides, among other benefits, the retention of strategically relevant knowledge assets in all organizations. This includes the processes modelling, their permanent updating, and sharing among all stakeholders. Such modelling tends to favor the socialization of knowledge among those involved and the continuous improvement of workflows, of the results delivered, and the strengthening of teamwork. In recent years, public institutions have sought ways to improve their performance, aiming to respond to society's demands regarding issues such as the effectiveness and efficiency of the services provided. Valuing the organization's intellectual capital is, without a doubt, one of the key points to achieve success in this purpose. Thus, this work aims to model the processes and routines of a public sector, built based on the knowledge and experience of its employees. The research was divided into four stages: sector's processes identification, definition of the processes to be modelling, processes modelling, and validation. Documentation of routines and improvement in knowledge management is essential in the applied scenario to reduce the effects of expected losses (half of the staff), preventing knowledge from being lost with the departure of these servers, as new incoming will have a means to obtain the (explicit) knowledge necessary to practice their activities and to have some autonomy in the execution of routines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectProcess modellingen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPublic sectoren
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleGestão do conhecimento por meio do mapeamento de processos no setor de uma IFESpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169938pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização Administração Pública no Século 21pt_BR


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