A subárea pedagógica da Educação Física na Área 21 da CAPES : percepções de estudantes de pós-graduação
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta investigação partiu da questão: Como estudantes mestrandos e doutorandos de um programa de pós-graduação de Educação Física, da subárea pedagógica se compreendem/ se percebem em relação à Área 21 da CAPES? Nessa perspectiva, o objetivo foi compreender como estudantes da subárea pedagógica, de um programa de pós-graduação de Educação Física se compreendem/ percebem em relação a Área 21 da CAPES. O referencial teórico se apoia em autores como Edgar Morin, Boaventura de Souza Santos, Fritjof, ...
Esta investigação partiu da questão: Como estudantes mestrandos e doutorandos de um programa de pós-graduação de Educação Física, da subárea pedagógica se compreendem/ se percebem em relação à Área 21 da CAPES? Nessa perspectiva, o objetivo foi compreender como estudantes da subárea pedagógica, de um programa de pós-graduação de Educação Física se compreendem/ percebem em relação a Área 21 da CAPES. O referencial teórico se apoia em autores como Edgar Morin, Boaventura de Souza Santos, Fritjof, Capra, entre outros, que trazem discussões sobre a ciência e seus percursos, e sobre como ocorrem as relações de poder da ciência dominante em detrimento de outras. Trata-se de um estudo traçado pelos moldes qualitativos, cuja coleta de informações ocorreu através de questionário e entrevistas semiestruturadas com mestrandos e doutorandos, bem como de análises documentais. As análises resultaram em diferentes categorias para a discussão. As categorias resultantes foram: o pesquisador da subárea pedagógica e o sentimento de não pertencimento na área 21: consequências que perpassam o cotidiano do pósgraduando; e, para além das questões acadêmicos-científicas: as relações ou respingos sobre Educação Física escolar. Concluiu-se que este estudo trouxe à tona diversos aspectos que estavam à margem das relações de poder e disputas no contexto da Educação Física. Especialmente, na relação de subáreas com a área 21 da CAPES, bem como reflexões acerca de uma nova perspectiva pela ótica do discente pesquisador de Pós-Graduação em Educação Física, imerso na subárea pedagógica. Na primeira categoria, identificou-se que a hegemonia da ciência dominante, que opera nas relações das subáreas e a área 21 da CAPES trazem consequências para pesquisadores vinculados à subárea pedagógica. Já na segunda categoria analisada, foi possível identificar que os colaboradores percebem que as diferentes concepções assumidas pela Educação Física ao longo dos anos geram, de certa forma, uma visão de senso comum - que reverbera em situações de deslocamentos na Educação Básica e na Pós-Graduação, além das dificuldades para professores de Educação Física da Educação Básica ingressarem e se manterem em cursos da pósgraduação, por exigências que devem ser cumpridas e pela falta de possibilidades de bolsas de estudo por conta do vínculo empregatício. Esse critério é disposto pelo programa em que os entrevistados estão inseridos. Assim, concluise que há necessidade de continuar o debate e reflexões acerca da temática abordada, relacionando estudos anteriores que já expuseram diversos elementos, e implementando novas investigações dentro da temática, a fim de que se possa aprofundar e ampliar o olhar no cenário atual. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9148)
Este item está licenciado na Creative Commons License