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dc.contributor.advisorMello, Luciana Garcia dept_BR
dc.contributor.authorAraújo, João Pedro da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:28:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258483pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as identidades raciais no espaço cristão evangélico. O estudo quer entender como pessoas negras com consciência racial articulam sua identidade racial em relação a sua identidade religiosa evangélica, de que forma compreendem as questões raciais e a modelagem com que estas se apresentam no meio cristão evangélico, além de apreender as estratégias que estas pessoas utilizam para operar estas identidades. Embora a religião evangélica seja constituída de uma maioria de fiéis mulheres e negras, tais identidades não se expressam quando se observa as lideranças desta religião. Por isso, importa compreender esta aparente contradição. Para tanto, realizou-se oito entrevistas em profundidade, na modalidade de perguntas semiestruturadas, com pessoas negras de diferentes igrejas evangélicas em estados do sudeste e nordeste do Brasil, que foram encontradas a partir de um grupo online de leitura bíblica chamado “Leitura Bíblica Afrocentrada”. Para análise das entrevistas realizadas, buscou-se os teóricos de raça e racismo, bem como a leitura de sociólogos brasileiros que pesquisam o público e a religião evangélica. Compreendeu-se que os interlocutores se utilizam, principalmente, de saídas individuais para lidar com os conflitos raciais no interior dinâmico de suas igrejas, visto que não encontram abertura para tal diálogo e o silenciamento de pautas raciais é uma prática repetida em igrejas evangélicas não progressistas. A partir da análise das entrevistas, percebeu-se que as pautas raciais são lidas como temáticas “mundanas” na igreja e que se contrapõem à busca pela coesão, representada na ideia de “rebanho”, objetivada pelas igrejas. Contudo, na mesma linha da história do cristianismo evangélico, ou seja, marcado por cismas e pela formação de uma diversidade de vertentes e denominações, os sujeitos negros evangélicos têm encontrado formas, como o próprio grupo em que se encontraram as pessoas entrevistadas, de coletivizar seus questionamentos e ressignificar sua fé a partir de sua identidade racial.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyses racial identities within evangelical spaces. The study aims to understand how black people with race consciousness comprehend their own racial identities in relation to their evangelical identity, how they understand racial issues and the way these issues present themselves within evangelical spaces, aside from perceiving which strategies black people are using to navigate these identities. Although the majority of evangelism is constituted by black women, these identities are absent among the leaderships of this religion. Thus, it is important to understand this seemingly contradiction. Therefore, eight in-depth interviews were conducted, using semi-structured interview questions with black people of different evangelical churches living in different states of Southeast and Northeast Brazil. These subjects were contacted in an online group of Bible Studies called “Leitura Bíblica Afrocentrada” (Afrocentric Bible Studies). In order to analyze this set of interviews, authors of critical race theory were used, as well as Brazilian sociologists who research evangelicals and Evangelicalism. It was discovered interviewees mainly choose individual solutions in order to deal with racial conflicts within their dynamical congregations, since they do not find ways of open dialogue, besides silencing racial issues is a repeated practice in evangelical non-progressive churches. Out of the interview analysis, it was perceived racial demands are seen as “mundane” themes in the church, opposed to the intended cohesion of the group aimed by the congregations and represented by the idea of “flock”. However, following the Evangelicalism Christianity history, marked by schisms and by the constitution of many denominations and groups, black subjects find paths - like the participants of the Afrocentric Bible Studies group -, to expand and socialize their questions, creating new meanings to their faith based on their racial identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectIgreja evangélicapt_BR
dc.subjectEvangelical churchesen
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectOperationsen
dc.subjectRacial identitiesen
dc.title"Melanina é uma benção" : articulações de identidades raciais em igrejas evangélicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169427pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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