Pensamento visual e desenho : diretrizes para utilização do esboço manual na etapa inicial de ideação criativa de marcas
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Visual thinking and drawing : guidelines for the use of sketches in the creative process of brands
Assunto
Resumo
O desenho à mão livre, como esboço manual, é um importante meio de estímulo à criatividade dentro do processo projetual. Por meio dele, é possível materializar e exercitar o nosso pensamento visual na geração de ideias e compreensão de uma proposta de projeto. A partir da construção do referencial teórico sobre o uso do desenho na atividade projetual, o presente trabalho identificou, em publicações relacionadas ao design em geral, conhecimentos que podem ser aprimorados para um segmento do desi ...
O desenho à mão livre, como esboço manual, é um importante meio de estímulo à criatividade dentro do processo projetual. Por meio dele, é possível materializar e exercitar o nosso pensamento visual na geração de ideias e compreensão de uma proposta de projeto. A partir da construção do referencial teórico sobre o uso do desenho na atividade projetual, o presente trabalho identificou, em publicações relacionadas ao design em geral, conhecimentos que podem ser aprimorados para um segmento do design gráfico a ser explorado cientificamente: o desenho de marcas. Sendo assim, o problema que justifica o desenvolvimento dessa pesquisa questiona se as referências bibliográficas possibilitam o estabelecimento de diretrizes para o uso do esboço manual na geração/exploração de ideias de modo a contribuir para o processo de criação de marcas. O objetivo deste trabalho foi o estabelecimento de diretrizes para o uso do esboço manual na geração/exploração de ideias para a criação de marcas. Para atingir esse objetivo, foi proposto a criação de um artefato, na forma de guia gráfico e impresso, com orientações sobre a utilização do esboço no processo criativo de marcas, tendo a Design Science Research como metodologia de desenvolvimento. A avaliação do artefato ocorreu sob a ótica de três requisitos de projeto (dimensão conceitual, teórica e prática das diretrizes) por meio do exercício do guia feito por quatro profissionais (três designers e uma arquiteta) na criação de uma marca fictícia. Além da construção e pré-teste das diretrizes, foram apresentadas como resultado as percepções dos participantes da pesquisa com relação ao artefato na forma de quadros comparativos com cruzamento dos dados. Uma relação de melhorias para o aprimoramento das diretrizes foi proposta para que o guia obtivesse melhor êxito em estudos futuros. ...
Abstract
Freehand drawing, in the form of a sketch, is a universal means of stimulating creativity within the design process. Through it, it is possible to materialize and exercise our visual thinking in the generation of ideas and understanding of a project proposal. From the construction of the theoretical framework on the use of drawing in design activity, this work identified, in publications related to design in general, knowledge that can be improved for a segment of graphic design to be explored ...
Freehand drawing, in the form of a sketch, is a universal means of stimulating creativity within the design process. Through it, it is possible to materialize and exercise our visual thinking in the generation of ideas and understanding of a project proposal. From the construction of the theoretical framework on the use of drawing in design activity, this work identified, in publications related to design in general, knowledge that can be improved for a segment of graphic design to be explored scientifically: brand design. Therefore, the problem that justifies the development of this research questions whether the bibliographical references allow the establishment of guidelines for the use of manual sketching in the generation/exploration of ideas in order to contribute to the brand creation process. The objective of this work was to establish guidelines for the use of manual sketching in the generation/exploration of ideas for brand creation. To achieve this objective, the creation of an artifact was proposed, in the form of a graphic and printed guide, with guidelines on the use of the sketch in the creative process of brands, using Design Science Research as a development methodology. The artifact was evaluated from the perspective of three project requirements (conceptual, theoretical and practical dimension of the guidelines) through the exercise of the guide made by four professionals (three designers and an architect) in the creation of a fictitious brand. In addition to the construction and pre-test of the guidelines, the perceptions of the research participants regarding the artifact were presented as a result in the form of comparative tables with data crossing. A list of improvements for improving the guidelines was proposed so that the guide would be more successful in future studies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Design (391)
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