Análise da evolução da educação brasileira
Visualizar/abrir
Data
1982Autor
Tipo
Resumo
O trabalho analisa a evolução da educação brasileira desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. A análise entende a educação como elemento superestrutural, ou seja, vinculada à base econômica da sociedade. Assim, descrevese, de modo sintético, as diferentes fases da formação econômico-social do Brasil e as características apresentadas pela educação, acentuando-se suas ligações com a sociedade global e interpretando as funções políticas que assumiu. Pretende-se construir uma síntese qu ...
O trabalho analisa a evolução da educação brasileira desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. A análise entende a educação como elemento superestrutural, ou seja, vinculada à base econômica da sociedade. Assim, descrevese, de modo sintético, as diferentes fases da formação econômico-social do Brasil e as características apresentadas pela educação, acentuando-se suas ligações com a sociedade global e interpretando as funções políticas que assumiu. Pretende-se construir uma síntese que sirva como quadro referencial para estudos históricos mais profundos sobre a educação brasileira, bem como para uma atuação mais crítica dos educadores atuais. ...
Abstract
The work analyses the evolucion of Brazilian educacion, since Portuguese's arrival till actuality. The analysis understands educacion as a superstrutural element that is, attached to the economical basis of society. So, it is described, in a synthetical way, the different phases of the social and economics formation of Brazil and the caracterists presented by education, emphacizing its attachment with the whole society and interpreting the political function that it assumed. I t's intended to c ...
The work analyses the evolucion of Brazilian educacion, since Portuguese's arrival till actuality. The analysis understands educacion as a superstrutural element that is, attached to the economical basis of society. So, it is described, in a synthetical way, the different phases of the social and economics formation of Brazil and the caracterists presented by education, emphacizing its attachment with the whole society and interpreting the political function that it assumed. I t's intended to compose a synthesis that can serve as referential basis to historical studies, as well to a more critical ation of the contemporary educators. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./abr. 1982), p. 95-110
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Humanas (6674)
Este item está licenciado na Creative Commons License