Princípios e habilidades na interação mãe-filho no meio rural : algumas situações específicas
Visualizar/abrir
Data
1979Tipo
Assunto
Resumo
Estudo, com apoio nas teonas de controle social de Bernstein, de cinco situações específicas - briga, perda de propriedade, não cumprimento de tarefas, recebimento de troco errado, falta à escola - em relação às quais as mães do meio rural descrevem seus modos de lidar com seus filhos. Daí se inferem modalidades de controle social mais imperativos ou pessoais, conforme as mães se utilizem predominantemente de habilidades ou princípios na interação mãe-filho. Trabalha-se com duas sub-amostras: m ...
Estudo, com apoio nas teonas de controle social de Bernstein, de cinco situações específicas - briga, perda de propriedade, não cumprimento de tarefas, recebimento de troco errado, falta à escola - em relação às quais as mães do meio rural descrevem seus modos de lidar com seus filhos. Daí se inferem modalidades de controle social mais imperativos ou pessoais, conforme as mães se utilizem predominantemente de habilidades ou princípios na interação mãe-filho. Trabalha-se com duas sub-amostras: mães chefes e mães não-chefes de família. Os resultados indicam a predominância do emprego de princípios em relação a habilidades pelas mães do meio rural, independentemente que sejam ou não chefes de família, em algumas das situações conflitivas dentre as que são estudadas. ...
Abstract
This study follows an approach, having as theoretical frame of reference Bernstein's theory of social control. Five specific situations are studied - fighting, loss of propriety, not following orders, receiving the wrong change when buying, missing school. The rural mothers in their mode of dealing with their children reveal modalities of social control from imperative to personal, according to the uses of skills or principles employed in the relationship. Two sub-samples are analyzed, mothers ...
This study follows an approach, having as theoretical frame of reference Bernstein's theory of social control. Five specific situations are studied - fighting, loss of propriety, not following orders, receiving the wrong change when buying, missing school. The rural mothers in their mode of dealing with their children reveal modalities of social control from imperative to personal, according to the uses of skills or principles employed in the relationship. Two sub-samples are analyzed, mothers as family chief - where there is the absence of the father figure and mothers whom belong to complete families. Results show that, for both subamples, principles are used more frequently than skills by the rural mothers, in some of the conflictive situations which are studied, independently of family types. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 317-331
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License