Uma estratégia educacional para o desenvolvimento endógeno das áreas rurais
Visualizar/abrir
Data
1982Tipo
Assunto
Resumo
Otrabalho apresenta uma estratégia educacional como alternativa para o desenvolvimento endógeno das áreas rurais. Essa decorre de pesquisas realizadas pelo Programa de Educação para o Meio Rural, do Curso de Pôs-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais, a alternativa procura a auto-realização do homem do campo, visualizando-o como sujeito ativo do processo de desenvolvimento rural. Por isso, tem, como pressuposto, sua participação no diagnóstico da re ...
Otrabalho apresenta uma estratégia educacional como alternativa para o desenvolvimento endógeno das áreas rurais. Essa decorre de pesquisas realizadas pelo Programa de Educação para o Meio Rural, do Curso de Pôs-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais, a alternativa procura a auto-realização do homem do campo, visualizando-o como sujeito ativo do processo de desenvolvimento rural. Por isso, tem, como pressuposto, sua participação no diagnóstico da realidade e nas etapas de Arrancada, Descoberta, Planejamento, Execução e Avaliação das ações que definiu como relevantes e prioritárias para o desenvolvimento do contexto em que vive. Destaca-se que a estratégia está sendo aperfeiçoada, a partir dos resultados de sua testagem, em um município do Estado do Rio Grande do Sul. ...
Abstract
This work presents an educacional strategy as an alternacive for de endogenous development in the rural areas. Such alternacive is a result of researches made by the Educacional Program for the Rural Area of the Graduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. In general, terms, this alternacive tries to reach the rural man's self-fulfillment, seeing as an active subject in the rural development. Thus, it has as its basic assumption the parcicipation in the diagnost ...
This work presents an educacional strategy as an alternacive for de endogenous development in the rural areas. Such alternacive is a result of researches made by the Educacional Program for the Rural Area of the Graduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. In general, terms, this alternacive tries to reach the rural man's self-fulfillment, seeing as an active subject in the rural development. Thus, it has as its basic assumption the parcicipation in the diagnostic of realty and in the take-off, finding, planning, execution and evaluation stages of the actions that the rural people definied as being relevant for the development of the context in which he lives. This strategy is being improved based on the pilot test results in a rural area in the state of Rio Grande do Sul. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 51-63
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License