Padronização do teste de habilidade para o trabalho mental
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Data
1983Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo visou a padronização do Teste de Habilidade para o Trabalho Mental - H.T.M. construído pela equipe do Serviço de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação, da Faculdade de Educação da UFRGS. Tal teste é composto de três partes: a parte I, raciocínio lógico verbal; a parte II, raciocínio lógico numérico; a parte III, raciocínio lógico abstrato. O grupo normativo foi composto por uma amostra de 1471 alunos, de ambos os sexos, matriculados em 6ª, 7ª e 8ª séries do 1º grau em Escol ...
Este estudo visou a padronização do Teste de Habilidade para o Trabalho Mental - H.T.M. construído pela equipe do Serviço de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação, da Faculdade de Educação da UFRGS. Tal teste é composto de três partes: a parte I, raciocínio lógico verbal; a parte II, raciocínio lógico numérico; a parte III, raciocínio lógico abstrato. O grupo normativo foi composto por uma amostra de 1471 alunos, de ambos os sexos, matriculados em 6ª, 7ª e 8ª séries do 1º grau em Escolas da rede Estadual de Ensino, categorizadas em diferentes níveis sócio-econômicos. A medida da consistência interna do teste, através do coeficiente de Cronbach, foi de 0,92. A validade do instrumento foi verificada pela correlação do mesmo em outras medidas da inteligência (Raven e D48) e com medidas do desempenho escolar (Português, Matemática, Ciências, História e Geografia). Os procedimentos de aplicação do teste envolvem exemplificações em cada uma de suas partes. A avaliação do H.T.M. pode ser feita através de tabelas de Percentis e de Escores-Padrão Normalizados T, construídas para ambos os sexos, considerando-se diferentes faixas etárias (de 11 anos a + de 15 anos) e níveis de escolaridade (6ª, 7ª e 8ª séries do 1º grau). ...
Abstract
The aim oh this study was to standardize the Test for Mental Hability - created by the Educational Guindance Board of the «Colégio de Aplicação» of the «Faculdade de Educação da UFRGS». This test is divided in three parts: Part I - oral-logical reasoning; part II -numerical-logical reasoning, and part III - abstract-logical reasoning. The goup was composed of a sample of 1471 students from both sexes, registered in the 6th, 7th and 8th grades of a Public State School, categorized indifferent so ...
The aim oh this study was to standardize the Test for Mental Hability - created by the Educational Guindance Board of the «Colégio de Aplicação» of the «Faculdade de Educação da UFRGS». This test is divided in three parts: Part I - oral-logical reasoning; part II -numerical-logical reasoning, and part III - abstract-logical reasoning. The goup was composed of a sample of 1471 students from both sexes, registered in the 6th, 7th and 8th grades of a Public State School, categorized indifferent social-economic levels. The measurement of the reability of the test usas 0,92 given by theacoeficient of Cronbach. The validity of the instrument was verified by its correlation with other measurements of intelligence (Raven an D48) andschool achievement (Portuguese, Mathematics, Science, History and Geography). The procedures for the test application involved samplification in each of its parts. The evaluation of the T.M.H. - can be done through the tables of Percentiles and the Normalized Standard-Score T, for both sexes, considering different ages (from 11 to 15 years old or more) and school levels (6th, 7th and 8th) years of the first grade. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (jan./abr. 1983), p. 7-23
Origem
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