Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo
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Data
1983Tipo
Resumo
Análises feitas a respeito das relações entre as classes subalternas e a escola pública têm sido caracterizadas por interpretações sobre os interesses populares. Este artigo, ao contrário, parte da visão que os pais (pertencentes às classes subalternas) têm da escola de seus filhos. Na coleta de dados utilizaram-se entrevistas não estruturadas e observações de eventos da vida cotidiana. Um dos resultados deste estudo diz respeito à impotência que estes pais têm perante a escola, em contraste co ...
Análises feitas a respeito das relações entre as classes subalternas e a escola pública têm sido caracterizadas por interpretações sobre os interesses populares. Este artigo, ao contrário, parte da visão que os pais (pertencentes às classes subalternas) têm da escola de seus filhos. Na coleta de dados utilizaram-se entrevistas não estruturadas e observações de eventos da vida cotidiana. Um dos resultados deste estudo diz respeito à impotência que estes pais têm perante a escola, em contraste com a agilidade que a mesma tem em atender as demandas da burocracia oficial. Propomos neste artigo que a nossa compreensão crítica da escola ultrapasse os limites das propostas reducionistas, para levar em conta aspectos tanto estruturais quanto culturais. ...
Abstract
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 1983), p. 19-29
Origem
Nacional
Coleções
-
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