Branquitude e Racismo nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em História : construindo diálogos a partir do caso da UFRGS
dc.contributor.advisor | Rodeghero, Carla Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Dienstmann, Gabriel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-13T03:28:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258062 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma análise crítica sobre as implicações da branquitude e do racismo nos cursos de ensino superior em história a partir de um estudo de caso. Os eixos teóricos centrais são as discussões sobre a colonialidade, a branquitude e o racismo acadêmico e epistêmico. É discutida a importância da produção teórica e analítica de pensadores/as negros/as e indígenas para a compreensão das profundas implicações do racismo e da branquitude em nossa sociedade, nas universidades, nas ciências humanas e em nosso campo acadêmico. Por meio de interlocuções de história oral com docentes e discentes brancos/as e negros/as da instituição são registradas e apresentadas as diferentes formas pelas quais eles/elas têm vivenciado, participado, sentido e analisado a branquitude e o racismo no ensino superior em história e os processos de transformação e tensionamentos que têm ocorrido em torno deles ao longo da última década. Além das fontes orais, o exame dos projetos pedagógicos atuais, dos currículos e dos planos de ensino de todas as disciplinas dos cursos de história da referida instituição, ministradas em 2020, permite reconhecer algumas dinâmicas de manifestação e reprodução do racismo e da branquitude. Ao longo da tese, são discutidos o protagonismo histórico dos movimentos negros e indígenas nas lutas contra o racismo na educação básica e superior; os impactos da implementação das cotas raciais nos cursos de graduação e pós-graduação em história da universidade estudada. Analisaremos, também, as transformações curriculares voltadas para a construção de práticas e atitudes que caminham no sentido da superação do racismo e da branquitude; bem como as continuidades, as resistências e os conflitos que têm marcado tais processos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis presents a critical analysis of the implications of whiteness and racism in graduate and postgraduate courses in history. The central theoretical axes are the discussions about coloniality, whiteness, academic and epistemic racism. The importance of the theoretical and analytical production of Black and Indigenous thinkers for the understanding of the deep implications of racism and whiteness in our society, universities, human sciences and academic field is discussed. Through oral history interlocutions with black and white faculty and students of the institution, the different ways in which they have experienced, participated in, felt and analyzed whiteness and racism in higher education in history and the processes of transformation and tensions that have occurred around them over the last decade are recorded and presented. In addition to the oral sources, the examination of the current pedagogical projects, the curricula and the teaching plans of all the subjects of the history courses of the aforementioned institution, taught in 2020, allows us to recognize some dynamics of manifestation and reproduction of racism and whiteness. Throughout the thesis are discussed: the historical protagonism of black and indigenous movements in the struggles against racism in basic and higher education; the impacts of the implementation of racial quotas in graduate and postgraduate courses in history at the university studied. We will also analyze the curricular transformations aimed at building practices and attitudes that move towards overcoming racism and whiteness, as well as the continuities, resistances and conflicts that have marked such processes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Whiteness | en |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Racism | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | University | en |
dc.subject | Branquitude | pt_BR |
dc.title | Branquitude e Racismo nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em História : construindo diálogos a partir do caso da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Macedo, José Rivair | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168450 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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